MENU

Geral

Você recebeu uma nova cutucada. Curtiu?

Você recebeu uma nova cutucada. Curtiu?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

De acordo com o Facebook, você pode cutucar outra pessoa para diversos fins, entre eles, dar um alô para seus amigos. É o que explica o site em sua Central de Ajuda. Mas, afinal de contas, por que e quando você cutuca outro usuário? Eu já vi gente usando para paquerar, como primeiro contato antes de adicionar um desconhecido, casal que fica se cutucando e até para encher a paciência de um amigo. O sentido e o uso do recurso do Facebook podem variar de grupo para grupo e até de lugar para lugar. Você cutuca? E gosta de ser cutucado?

Do Inglês “poke”, que significa cotovelada, empurrão, ganhamos o cutucar na versão em Português, que, bem diferente do sentido original da palavra, no Brasil já é um termo que pode ser usado com segundas intenções, provocações e piadinhas. Fora do Facebook e antes dele existir, você já cutucava seus amigos? Se a resposta for sim, que tal se agora você pudesse cutucá-los pela rede social e eles receberem o estímulo no corpo? Foi essa a intenção de dois estudantes, na Holanda, criadores de uma braçadeira que, presa ao corpo, vibra toda vez que você recebe uma cutucada no Facebook.

Para seus inventores, a máquina de cutucar ("poking machine") resolve um problema das redes sociais online, que permitem permanecermos conectados todo o tempo, em qualquer lugar, mas não conseguem transmitir as sensações da comunicação offline, aquela que acontece quando estamos presentes fisicamente, de frente com outras pessoas. Para eles, o cutucar é uma tentativa do Facebook de nos aproximar daquelas sensações. Se a sua resposta for não, o cutuque do Facebook faz algum sentido para você?

Facebook permite que você cutuque apenas amigos da sua lista ou amigos de amigos. Mas mesmo com tantos amigos no Facebook e a possibilidade de receber centenas de cutucadas – se pelo menos cada amigo cutucar você no mínimo uma vez – tem gente que não está satisfeita e reclama de nunca ser cutucada ou não receber um cutuque de volta.

Em julho de 2011, José Rossoni ficou conhecido na Internet quando seu primo publicou no YouTube um vídeo em que ele desabafa, depois de beber algumas latinhas de cerveja, e reclama que ninguém “tucuta” ele de volta. Rossoni estava infeliz porque ninguém cutucava ele nem na vida real, nem no Facebook. Depois do vídeo e do burburinho pelas redes sociais, José Rossoni virou celebridade, ganhou muitos amigos virtuais e milhares de cutucadas. Se ele estivesse usando a invenção dos estudantes holandeses, sem dúvida passaria meses vibrando sem parar.

Nos Estados Unidos, em setembro de 2011, o site Mashable afirmou que já era hora de exterminar o cutucar do Facebook (“Facebook, it’s time to kill the poke”). Comentando a mudança recente feita pelo site naquela época, quando o botão para cutucar ficou mais escondido depois da mudança para a timeline, o site fazia a mesma pergunta que repito aqui: afinal, para que serve esse cutucar? Por que se cutuca alguém? Já que você vai cutucar com a intenção de chamar atenção, se comunicar, não seria melhor curtir uma publicação do mural da pessoa, fazer um comentário ou enviar uma mensagem? É essa a conclusão do texto. O que o cutuque quer dizer que não é possível expressar com palavras? Para descobrir o que está por trás das intenções de cada pessoa ao usar esse recurso do Facebook, só mesmo uma pesquisa que revele os mistérios do cutuque.

Não foi para investigar por que as pessoas cutucam, mas um levantamento realizado recentemente no Brasil apontou alguns indícios. Flertebook foi o nome escolhido para a pesquisa que coletou dados sobre como os brasileiros usam as funcionalidades do Facebook para flertar, para “atrair a atenção e o desejo de outras pessoas”, como afirmam os pesquisadores.

Os resultados descrevem tipos de perfis dos usuários no Facebook e destacam entre eles os dois mais desejados pelos participantes da rede social online: o bem-humorado e o sexy. Em todos os perfis apresentados – onze no total – mais que 25% dos usuários costumam cutucar. Na média geral, acima de 40% dos entrevistados usam o cutuque. O tipo “Exibido” é o que mais cutuca e também o que mais usa a rede para paquerar. Então, será que é isso? No Brasil o cutucar é sinônimo de paquerar? Azaração?

Essa pode não ser a resposta definitiva, mas é possível que seja uma delas. Não conheço, mas gostaria muito de ouvir relatos de pessoas que começaram a namorar depois de umas cutucadas. Não duvido que existam muitas, assim como deve haver também centenas de outros significados e intenções para usar o cutuque. Se o Facebook acabasse com o cutucar amanhã, você sentiria falta dele?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições