20 maneiras de evitar a tentação sexual

Como permanecer fiel a Jesus em meio a um mundo envolvido pelo sexo?

Fonte: Guiame, com informações do FervrAtualizado: sexta-feira, 20 de julho de 2018 19:57
Confira 20 dicas para se manter resistente diante das tentações sexuais. (Foto: Pixabay)
Confira 20 dicas para se manter resistente diante das tentações sexuais. (Foto: Pixabay)

Se há uma área da vida em vivemos travando uma batalha, é a área sexual. Para que você não seja vencido pelas tentações, confira 20 dicas para evitar a imoralidade sexual:

1. Descubra o que agrada a Deus. Este é um mandamento de Efésios 5:10 e faz parte do que significa viver uma vida de amor, assim como Cristo nos amou.

2. Descubra qual é a vontade de Deus para a sua vida. 1 Tessalonicenses 4:3-5 diz: “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus”. Isso diz tudo.

3. A batalha começa na mente. Você precisa saber o que Deus diz sobre sexo e ter cuidado com o que preenche sua mente. A imaginação é frequentemente a cama onde o pecado nasce.

4. Ore. Essa também é uma batalha espiritual. Confie em Deus e no poder do Espírito Santo para te fortalecer nesta batalha. (Mateus 6:13; 2 Timóteo 2:22; Tiago 5:16)

5. Não se coloque em situações difíceis de serem resistidas. Não faz sentido orar para que Deus não te deixe cair em tentação e seguir diretamente para uma situação tentadora.

6. Lembre-se que os olhos de Deus estão em toda parte. Você nunca está fora de vista. Alguém sempre pode te ver.

7. Empunhe o machado. Jesus diz em Mateus 5 que se seu olho ou sua mão te fizerem pecar, você deve arrancá-los e jogá-los fora, pois a vida eterna está em jogo. Se a internet, revistas, TV ou certos amigos estão fazendo você pecar; empunhe o machado.

8. Fale sobre sexo (com responsabilidade). Você não pode lutar sozinho. Você precisa da ajuda de Deus e de pessoas de Deus também.

9. Você não está sozinho. Pode ser útil saber que você não é a única pessoa que já foi tentada dessa maneira. “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens” (1 Coríntios 10:13a).

10. Você pode resistir. “Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. (1 Coríntios 10:13b)”.

11. Saiba que Deus fornece uma saída. “Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1 Coríntios 10:13c).

12. Esteja morto para o pecado e vivo para Deus. Cristãos são pessoas que morreram para o pecado (sabendo que o pecado leva à morte) e agora vivem para Deus (sabendo que isso leva à vida eterna. (Romanos 6:11-14).

13. Lembre-se da cruz. Jesus morreu pelos nossos pecados, incluindo nossos pecados sexuais.

14. Lembre-se de que Jesus está voltando. Todos nós vamos ter que dar conta de nossas vidas, até mesmo da nossa vida sexual.

15. Memorize as Escrituras. Quando Jesus foi tentado no deserto, Ele usou versículos para lutar contra o diabo (Mateus 4:1-11). Ter a Palavra de Deus em sua mente também pode te ajudar.

16. O cansaço e a tristeza geralmente levam ao pecado. Aprenda a conhecer a si mesmo. Saiba quando você é fraco e suscetível à tentação.

17. Lutar é um bom sinal. Continue lutando e não desista.

18. Cuidado com o que você veste. A modéstia é boa para você e para os outros também.

19. O perdão está disponível. Se você pecar sexualmente, você pode ser perdoado por causa do poder da cruz de Cristo. Então, se arrependa e volte-se para Deus.

20. Leia bons livros. Você pode encontrar um bom livro escrito por um autor cristão para esclarecer suas dúvidas sobre sexo, sem ter que perguntar diretamente às pessoas.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições