A verdadeira grandeza

A verdadeira grandeza

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

"... quem quiser ser grande entre vocês, deverá ser servo..." (Marcos 10: 43).

Desde o início da história da humanidade sempre houve no coração do homem o desejo de ser o maior, ser forte, conquistar, reinar, ter as melhores coisas e estar em evidência.

No entanto, Deus ensina em sua palavra princípios sólidos e justos como ser verdadeiramente grande. Na Bíblia há exemplos de pessoas que se exaltaram e não tiveram um final feliz.

Em Gênesis 11: 4, homens estavam construindo a famosa torre de Babel com o seguinte pretexto: "... Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso..." Neste caso Deus foi até eles e confundiu suas línguas de maneira que não puderam mais continuar aquele empreendimento egoísta.

Daniel 4: 28, o rei Nabucodonosor disse no palácio real: "Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para glória da minha majestade?". No mesmo instante que pronunciava estas palavras arrogantes, foi expulso do meio dos homens e passou a comer capins como os bois. Seu corpo molhou-se com o orvalho do céu, até que os seus cabelos e pêlos cresceram como as penas da águia e as suas unhas como as garras das aves. Tudo isso por causa da sua arrogância e para reconhecer que só Deus tem todo o domínio sobre as nações e o seu reino é eterno.

Atos 12: 22, o rei Herodes discursava ao povo, quando a multidão começou a gritar: "É voz de deus e não de homem", visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu e ele morreu comido por vermes.

A mania de grandeza, de fama, de glória humana por incrível que pareça pode contaminar até mesmo aqueles que são íntimos de Deus. No texto inicial Jesus estava orientando seus discípulos, porque estavam discutindo entre si qual deles era o maior. O mestre ensina que se alguém quer ser grande, então que seja o menor e sirva os outros, se alguém quer ser o primeiro, doe sua vez e seja o último. Para Deus isso é ser grande: ser manso, humilde, benevolente, resignado e altruísta.

Existe uma frase muito interessante que diz o seguinte: "Todo homem quer ser rei, todo rei quer ser deus, mas só Deus quis ser homem".

Jesus mostrou à todos que é possível ser grande se diminuindo: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai". (Filipenses 2: 5-11).

Deus pode e quer te fazer grande, mas segundo os princípios divinamente estabelecidos por ele em sua palavra.

E você! Está disposto? Olhe para Jesus, siga seus ensinos, então terás a verdadeira grandeza.

Por Pr. Elias Francisco Inácio

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições