Ainda não é o fim

Ainda não é o fim

Atualizado: Quarta-feira, 29 Junho de 2011 as 3:40

LEITURA BÍBLICA

Daniel 12.8-13

Ainda não é o fim (Mt 24.6).

Uma família viajava de carro para visitar seus parentes. Os dois filhos pequenos no banco traseiro perguntavam o tempo todo: "Já vamos chegar?" A resposta sempre era: "Logo mais..." Desde os nossos primeiros dias de vida queremos o fim do que nos incomoda. O tédio e o desconforto das nossas aflições e sofrimentos nos fazem suspirar: "Já chega!" Com os anos, aprendemos que a dor nos alerta, mas também faz crescer o anseio pelo seu término e o alívio final.

Daniel, de quem lemos hoje viveu atarefado durante boa parte da sua longa vida com grandes responsabilidades a serviço de vários reis. Era fiel a Deus e registrou revelações divinas sobre o futuro do povo de Deus e da vinda do seu Redentor. Quando viu algo sobre o final dos tempos, quis saber mais, porém Deus ocultou o restante.

Ao longo dos anos, muitos "profetas" já marcaram a data do fim do mundo ou da volta de Cristo, enganando seus adeptos. Jesus descreveu em traços ligeiros o tempo do fim, mas explicou que "ainda não é o fim", por mais que as condições no mundo parecessem indicar um desfecho próximo". Queria que os seus seguidores permanecessem firmes na fé até chegarem ao alvo, como Daniel ouviu: "Siga o seu caminho até o fim." A Bíblia nos anima a procurar entender os tempos, mas acima de tudo enfatiza que estejamos preparados para a vinda de Cristo.

Ensina-nos a viver para a glória de Deus, na esperança de recebermos o nosso prêmio no momento oportuno: "Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez" (Ap 22.12).

Esta é a grande esperança do cristão - e para que ela se realize, vale aplicar a instrução dada a Daniel: fidelidade ao Senhor é a palavra-chave dessa atitude. - TL

Deus é fiel e merece nossa fidelidade como resposta.

veja também