Ame simplesmente

Ame simplesmente

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 10:44

Falaremos hoje como tem de ser o tratamento com nosso irmão em Cristo, e com aqueles que também não servem a Cristo.

O versículo base para esse post é:

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. MT 22:39

Versículo sinistro esse, por mais que seja um dos trechos áureos da bíblia por diversas vezes o citamos mas não o vivemos. A grande sacada do versículo não foi o AMAR, e sim o AMAR como a ti mesmo.

O versículo parte do pressuposto de que você só pode amar alguém se você se ama primeiro, de cara já encontramos um grande problema. Tenho visto inúmeras pessoas que não se amam e tentam amar aos outros, isso dentro e fora das igrejas.

Quando passarmos a encarar que a grande "dificuldade" deste versículo não é amar o outro, é amar a si primeiro, certamente teremos maior facilidade em amar o próximo.

Quando falamos em se amar, isso soa até estranho, porque parece meio óbvio que você se ame. Mas não é, muita gente nunca está satisfeito consigo mesmo, muita gente não se aceita e por milhões de motivos é infeliz por não se amar. O conselho que posso dar para aqueles que nunca se sentem completos, que sempre precisam de algo mais, que verdadeiramente não se amam é buscar ao Senhor.

Ore pedindo amor próprio, peça ao Senhor e ele vai conceder um amor tão grande que você terá muito mais facilidade em amar aos outros, em fazer outras pessoas felizes, isso porque você descobriu a importância de se amar antes de tudo.

Garanto que esse momento será um marco na sua vida, a descoberta do amor próprio.

Agora vamos mais adiante, no momento em que você já descobriu seu amor próprio vem a segunda parte do versículo. Ame seu irmão, não é goste, cuide, ajude, acompanhe, tolere, não. Deus inspirou claramente o escritor ao falar em amor, pois o amor a tudo suporta. O amor é a palavra mais abrangente que existe, pois é impossível separar amor de respeito, solidariedade, compaixão, paciência... Por isso amar ao irmão é tão complexo, pois mesmo ele sendo totalmente diferente, você tem de o amar mesmo assim, e o mais legal como você ama a si mesmo.

Assim como no amor próprio quero dar um conselho bem parecido. Peça a Deus amor pelo seu irmão em Cristo, e se esforce para amá-lo. Pois amor é mais atitude do que sentimento.

Outro ponto que gostaria de tocar é sobre o amor pelas vidas que ainda não conhecem a Cristo, muitas vezes esse amor passa desapercebido dentro das igrejas.

Imagine, se temos dificuldade em amar nosso irmão em Cristo por conta de sua personalidade e outros detalhes, tente imaginar o que não temos feito com as pessoas do "mundo" ou as novas convertidas. A igreja tem que ser uma fonte que emane AMOR, não julgamento, desconfiança, por isso seja qual for a circunstância simplesmente AME.

O seu amor vai ser a porta que Deus precisa para agir em muitas áreas da vida do seu irmão, o seu amor vai liberar perdão, libertação, transformação, cura enfim vai mudar a história de alguém. Por isso de lugar ao amor de Deus....

veja também