Amizade, um relacionamento que Deus abençoa

Amizade verdadeira, onde estás?

Atualizado: Quinta-feira, 29 Março de 2012 as 3

Como eu disse, o que vai ser dito aqui eu queria dizer há muito tempo, não é nada específico para algum amigo e esse texto também não será para que você termine algumas amizades, mas que você as fortaleça com princípios Bíblicos, você pode realmente não ter amigos de verdade, mas você será um amigo de verdade para com eles.


Vamos aos versículos chaves (ficarei várias vezes citando eles)

Primeiro - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. João 15:12-14

Segundo - Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior.E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. Marcos 9:34-35

Tudo seja para glorificar a Deus, correto? Isso inclui a nossa amizade. Amizade, um relacionamento que Deus abençoa demais. Como é bom sair com os amigos, compartilhar as histórias, viajar junto, pegar umas ondas, ajuda-lo nos momentos de queda e louvar a Deus! Não é mesmo? Essa é a amizade que Deus quer que a gente viva, mas não é NADA disso que tenho visto ultimamente. Não digo isso em relação a mim, mas entre várias pessoas inclusive na igreja. O pensamento de "Quero ver o meu amigo bem" foi trocado pelo "Eu sou o cara". Querer passar por cima do outro agora é um momento de honra, não importa se ele é seu amigo ou não.


Se seu amigo falou besteira, você tira onda com ele, falando ironias ou frases que, além de deixá-lo sem jeito, muitas vezes são falados com intuito de mostrar aos outro de que "EU SOU O CARA". Se seu amigo uma vez falou algo contra você, você tentar responder com mais ironia e mais grosseria. Fica uma briga para ver quem tem a melhor resposta. Isso não só pessoalmente, mas inclusive nas redes sociais (aliás, acho que é mais forte nas redes sociais). Parece que na internet as pessoas ganham uma coragem além do comum, parece que quanto maior uma resposta tiver efeito negativo ou humilhante na outra mais pontos você ganha (mas não ganha NENHUM de Deus, aliás Deus está achando isso ridículo).


Amizade está muito longe disso, como está o segundo versículo chave, o maior será o menor. Ou seja, não tente se sobressair por cima de ninguém nas suas respostas, mas responda tudo com mansidão.Aliás, a base de uma amizade é querer ver o seu amigo bem, por mais que seu amigo esteja 100% errado, responder algo não focando no crescimento dele não vai ajudar em nada. O primeiro versículo é ainda mais forte, está escrito "dar a vida pelos amigos", não vou perguntar se você faria isso, mas a Bíblia menciona dar a vida pelos amigos e você está mais preocupado com a sua reputação com se o seu amigo está bem.Eu não vou mentir, não sou nenhum exemplo de como ser amigo, já tiveram dias em que eu falei MUITA besteira, mas não quero mais viver nisso, a edificação do seu amigo é muito mais importante do que se o que você falou é legal ou maneiro.


Quer ser o maior entre seus amigos? SIRVA-OS, seja humilde, humildade não quer dizer se humilhar, não deixe ser humilhado, mas não faça isso com algo grosseiro, mas com algo que edifica.Mas calma, também não estou dizendo que você não deve mais brincar de certos apelidos ou zoação, mas lembre-se primeiro, se isso está sendo legal para os DOIS (você sabe até onde machuca o seu amigo, se não sabe, que tal perguntar?), e segundo, faça isso com pessoas que você tem INTIMIDADE, você zoar com pessoas que você pouco conhece é infeliz. Enfim, eu quero terminar esse texto com algo bem simples que deve ser aplicado no dia a dia.Quando você for falar, escrever ou fazer certa coisa com seu amigo, pergunte-se...será que Jesus faria isso?

veja também