Aspectos do chamado - Parte 1

Aspectos do chamado - Parte 1

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

"Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores" (Mt 4:18).

Na vida, sempre temos escolhas a fazer. Dia após dia, as situações nos obrigam a escolher as roupas que devemos vestir, os alimentos que devemos ou podemos ingerir, as pessoas com quem devemos andar, os programas que devemos assistir.

Quando somos chamados para fazer algo, também temos a liberdade de escolha, mesmo que isso nos acarrete algum prejuízo. Quando Cristo chamou pessoas para segui-lo, respeitou o livre arbítrio delas. A decisão de segui-lo ou não, sempre será do ser humano. Muitas pessoas hesitam em atender ao chamado divino por se sentirem incapazes de atendê-lo. As frustrações do passado são obstáculos que as impedem de progredirem no Reino de Deus. Nesta primeira parte deste devocional, Enfatizaremos um importante aspecto do chamado divino, a saber, a transformação do comissionado.

O texto de Mateus 4:18, nos ensina algo importante: Os olhos de Jesus estão também sobre as pessoas simples. Os nossos olhos podem passar despercebidos, mas os de Jesus, jamais! A nossa visão acerca das pessoas, muitas vezes, é míope e preconceituosa. A nossa visão as enxergam através das lentes míopes do pessimismo, do falso julgamento da primeira impressão etc. O correto seria observarmos as qualidades das pessoas, antes dos seus defeitos, mas isso não acontece, e sim, o inverso. Contudo, não é essa a visão do Mestre. No versículo 18, ele olhou para homens pescadores e pecadores e viu neles um futuro dedicado ao evangelho. Cristo não se importou se eles tinham profissões privilegiadas, mas apenas os chamou para uma grande missão: anunciar as boas novas do evangelho!

Dentre os que foram chamados, Pedro foi usado por Deus de modo extraordinário e por meio da sua pregação à pessoas de mais de 15 nações, por ocasião da festa do Pentecostes, quase 3000 almas se renderam a Cristo! Isso seria normal se não estivéssemos falando de alguém que não passava de um covarde medroso e que havia negado a Cristo três vezes na mesma noite. Mas agora, a história dele se inverteu completamente: o medroso pescador tornou-se um novo homem cheio de autoridade e de poder de Deus! Não era mais um medroso, mas um bravo soldado do exército de Cristo, disposto a sacrificar a própria vida pela causa do evangelho! O sentimento de medo que havia em seu coração foi suprimido pela sua fé no Filho de Deus! Observe: meros pescadores de peixes foram transformados em grandes pescadores de homens!

Isso quer dizer algo para nós? Com certeza, sim! Para Cristo, não importa a nossa vida de antes, a nossa antiga profissão ou origem.  É possível que ninguém dê nada por você e muita gente ainda insiste em acreditar que você nunca mudará. Ainda assim, não esqueça: foi Jesus quem escolheu você. É por isso que ele pode lhe transformar em uma pessoa cheia de entusiasmo, coragem e intrepidez!  Ao atender verdadeiramente ao chamado do mestre, Cristo lhe fará passar por uma notável mudança de mente e de atitude!

Jailton Sousa é missionário da Igreja Adventista da Promessa. Também atua no Departamento de Educação Cristã (DEC) da Igreja Adventista da Promessa, em São Paulo-SP, e colabora com artigos para o site da FUMAP (Federação das Uniões da Mocidade Adventista da Promessa).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições