Como honrar a nossa família?

Como honrar a nossa família?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

Nosso primeiro amor é a nossa família. Através dos pais, nós somos premiados com o dom da vida, eles nos acolhem, nos ensinam o que há de melhor. Entretanto, tenho percebido que quando crescemos e nos tornamos jovens, mesmo sendo cristãos, começamos a negligenciar o convívio familiar, o aconchego do lar.

Os filhos amorosos que éramos, quando crianças, dão lugar a jovens arredios e frios. Embora, cheios da vida de Deus, encharcados com o Amor de Deus, o cuidado com nossos pais e irmãos passam a diminuir na juventude.

Anteriormente, tínhamos prazer em passear, sair para lanchar, em veranear com nossa preciosa família, tudo isso vai mudando no inicio da adolescência e, se não tivermos cuidado, o primeiro amor passa a ter o último lugar na nossa vida.

Gosto muito de uma frase que diz assim: “ Que Deus é do tamanho de Sua Palavra, e que a atenção que damos a Palavra é a mesma atenção que damos ao Deus da Palavra.” É necessário, queridos, considerarmos a Palavra do nosso maravilhoso Pai, em todos os aspectos, assuntos ligados ao nosso bom proceder aqui na terra. Então, preste atenção: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra ao teu pai e a tua mãe , que é o primeiro mandamento como promessa, para que te vá bem , e sejas de longa vida sobre a terra” ( Ef 6. 1-3 ).

Deus continua sendo Deus, outrora, as estações da nossa vida tenham mudado, tenhamos crescidos, adquirido conhecimento e maturidade, continuamos sendo filhos dos nossos pais e, como tais, devemos obedecê-los.

Então, não fiquemos burlando as ordens dadas pelos nossos pais, não os enganemos em nome das nossas amizades, de prazeres momentâneos. Como tratamos nossos pais, é como trataremos o próprio Deus.

HONRAR É APENAS OBEDECER?

E quanto a honrar os pais? Honra é diferente de Obedecer. Obediência estar associada a dever, cumprir ordens. Honra é muito mais do que isto. Pesquisei esse mesmo versículo que lemos na Bíblia Amplificada, e lá encontrei que honra é traduzida como “estima e valor precioso pelos pais”.

Honra é mais do que obediência, é uma disposição em servir antes mesmo de receber o mandamento, é uma dedicação generosa, é capacidade de colocar a vida do nosso próximo acima dos nossos interesses.

Vou contar um exemplo meu, que exemplifica o que é honra - tudo isso que estou escrevendo aqui é algo que tenho me esforçado para viver. Portanto, quando sei que uma programação em família é importante , sem que meus pais me peçam, procuro desmarcar qualquer compromisso para estar com eles; recentemente meus pais completaram 25 anos de casados, eu sabia que essa era uma data importante, então não medi esforço para estar com eles no jantar em família, desmarquei compromissos com meus líderes, com amigos, porque entendia que eles mereciam Honra.

São as pequenas coisas que fazem a diferença na forma como tratamos o nosso próximo, que por sinal são os nossos familiares. E vale a pena! Existe uma promessa de sucesso e uma longa vida para os que decidem cuidar do primeiro amor: a família. Eu tenho provado de boas coisas, minha qualidade de vida tem melhorado bastante depois que comecei a prestar mais atenção aos meus pais.

O verdadeiro cristianismo não é aquele em que aparentamos ser alguma coisa, mas aquele em que as pessoas em nossa volta provam das nossas mudanças, de nossas melhoras, e isso deve começar com os da nossa casa. Ore por sua família, sendo ela crente ou não, compre a causa deles. Não sejamos tão abençoados para com os de “fora” e tão leviano com os de “casa”.

Absalão, filho de Davi, julgando ser mais esperto, insurgiu-se contra seu pai, desejando usurpar-lhe o trono, assim acabou morrendo. Enquanto que Jesus ouviu bem os conselhos de seus pais terrenos e procedeu bem, do contrário, não teria sido um varão em tudo aprovado.

E OS IRMÃOS?

Não poderia deixar de chamar atenção também para como tratamos nossos irmãos, não os da fé , mas os de sangue, sei que é comum nessa fase os atritos em casa . Ainda assim, “o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi outorgado” (Romanos 5:5) .

Jesus também teve irmãos, os filhos de Maria, e ele demonstrou cuidado para que esses conhecessem a Deus, embora seus irmãos não cressem que ele era o filho de Deus (João 7. 1- 13) , graças a Deus que esse zelo de Jesus deu resultado, pois mais na frente Lucas descreve os irmãos de Jesus como homens de oração ( Atos 1.14).

Não perca mais tempo, e comece a quebrar as barreiras da indiferença, ande em amor para conquistar sa ua família , seja corajoso , dê o primeiro passo e o Espírito Santo lhe ajudará. Nossa família é o nosso primeiro amor, é a nossa herança.

Por Luana Mayara

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições