De órfãos ao céu!

De órfãos ao céu!

Atualizado: Quinta-feira, 7 Julho de 2011 as 10:31

"E a moça que parecer bem aos olhos do rei, reine em lugar de Vasti. E isto pareceu bem aos olhos do rei, e ele assim fez." Ester 2.4

1. De órfãos a filhos

(Deus nos aceita, adota e ama)

Mardoqueu era primo de Ester, homem simples e de bom coração. Quando os pais de Ester, até então chamada Hadassa, faleceram, ele a adotou e cuidou com se fosse sua filha.

Ester, uma jovem judia, dotada de beleza e grande temor de Deus.

A Bíblia nos afirma que, ainda que uma mãe se esqueça de um filho que ainda mama, o Senhor jamais se esqueceria de nós, Ele nos ama incondicionalmente, nada que façamos de certo ou errado altera o Seu grande, imensurável amor por nós, Ele nos aceita, e assim como Mardoqueu fez com Ester, o Senhor nos adotou.

Talvez você se sinta órfão de pai, mãe, família, amigos, talvez você não os tenha, ou talvez os tenha, mas não se sente amado, saiba que o Senhor te ama e te adotou, não para ser primo, ou sobrinho, mas para ser FILHO e receber por herança uma vida de paz que excede todo entendimento!

2. Da casa ao palácio

(Deus quer que sejamos amigos íntimos)

Ester morava em uma casa simples na cidade de Susã, era uma jovem bela, de boa aparência e formosura.

No concurso de beleza para a escolha da rainha existiam outras mulheres também jovens e tão bonitas, e formosas como Ester, mas algo fez a diferença na vida dela: a presença de Deus.

Ester foi uma mulher que orava, jejuava e obedecia aos mandamentos do Senhor, O buscava de todo seu coração.

Passado o tempo de preparo, o rei Assuero, após ter visto todas as candidatas, escolheu Ester para ser sua esposa e habitar com ele no palácio real.

O Rei dos reis não olha para a nossa beleza física, mas para o anseio do nosso coração, Ele quer que tenhamos um coração demasiadamente desejoso por mais da sua palavra, mais do seu amor, mais do seu poder, mais do seu caráter, em Provérbios 4.23 diz: sobre tudo o que deve guardar, guarde o teu coração, por que dele procedem as fontes de vida.

Se quisermos alcançar o favor de Rei é necessário sairmos da nossa zona de conforto, e irmos ao Palácio, buscarmos à Sua presença.

Ele nos ama e nos escolheu para fazer parte do seu reino, para morar no palácio, para estar continuamente em sua presença.

3. Do palácio ao céu

(Livres, porém escravos por amor)

Deus já nos escolheu, já entramos no palácio e estamos vivendo na presença do Rei, mas para que esse relacionamento seja mais sólido e íntimo, faz-se necessário avançar, dar passos, prosseguir. Não podemos ou ao menos não deveríamos aceitar ficar na mesma posição de quando conhecemos o Rei e fomos chamados para fazer parte de seu reino.

"O Senhor nos ama da forma que estamos, mas não quer nos deixar assim, Ele quer que sejamos simplesmente como Jesus."-Max Lucado

Esse relacionamento com Deus precisa ser mais sólido e íntimo. É necessário trocarmos as nossas vestes, vestir as vestes da santidade, nos despojar de tudo aquilo que não agrada a Deus.

Para isso é necessário fazer uma auto-análise à luz da bíblia: como está o nosso coração porque dele procedem as fontes de vida; no que tenho pensado, é útil, verdadeiro, honesto, edifica, (Fp. 4:8); as minhas atitudes diárias revelam a presença de Deus, no trato diário com as pessoas eu tenho agido como Jesus agiria? Eu tenho imitado Jesus ou tenho agido conforme o meu querer?

Para vestir as vestes reais, ou as vestes da santidade, primeiro é necessário nos despojarmos das vestes atuais, tirar as sandálias. Deus falou pra Moisés, tirar as sandálias, pois o lugar onde estava era santo. Hoje Deus nos faz um pedido: tire as suas vestes, renuncie aquilo que não combina com a santidade e toma as vestes que eu lhe dou.

Salmos 139.23 e 24 diz: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim alguma caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Sondar significa: examinar, esquadrinhar, provar.

Deus te escolheu, te colocou no Palácio e quer que sua vida seja vivida na presença do Rei; deixe o Senhor olhar quadrinho por quadrinho do seu coração, pensamentos, emoções e razões. Deixe o Senhor limpar seu coração com suas águas purificadoras e o final disso é uma vida em abundância (João 10.10).

De órfão a filhos

De casa ao palácio

Do palácio a vida eterna

Jesus quer fazer da nossa vida o que fez com Ester: de uma judia órfã passou a ser uma Rainha Judia.

Deus nos adotou como filhos e filhas, pelo sangue de Jesus; está disposto a nos abraçar, ajudar, ensinar, basta um "sim". Basta uma oração de arrependimento e clamor pela sua vida.

"Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade." Efésios 4.22 - 24.

Por Danúbia Guarnieri

veja também