Enquanto o sol brilha, não cuidamos do telhado

Enquanto o sol brilha, não cuidamos do telhado

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 10:46

Festas ou velórios? Busquemos essas respostas em Deus.

Quando as coisas vão bem ficamos anestesiados e nossos olhos ficam focados somente naquilo que gera mais prazer e soma ao bom momento. Acabei de chegar de mais uma trip, dessa vez voltei ao Perú, onde pude rever muitos brothers, amigos e pegar altas durante treze dias. Muita curtição e satisfação em surfar ondas incríveis, comer diariamente um dos cardápios mais vasto e rico do mundo na presença de muita gente boa foi o pano de fundo desses dias.

Tudo deu muito certo e meu último surf foi em caballeros, direitas alucinantes fruto de um swell forte que quebrou vários picos como pico alto, punta rocas e especialmente caballeros. Surfei até escurecer. A temperatura caiu muito devido estarmos em pleno inverno e pelo simples fato do sol já ter partido há alguns minutos. Cenário pronto para um bom resfriado. Estou tentando me reerguer a dias! Frustração e tristeza por não estar fazendo tudo que tanto amo fazer... surfar, brincar energicamente com meu filho, demonstrar ânimo a minha família, etc. E a reflexão tem sido acerca do "quanto me preparo para dias maus?"

Enquanto tudo está colorido e o sol brilha, não cuidamos do telhado nem pensamos em reforçar a saúde tomando uma dose de vitaminas diariamente.

Porque existem dias maus? Porque é necessário passar por certas dificuldades? Já parou para pensar se na vida tudo fosse sempre festa e nunca houvesse os velórios? Como aprenderíamos a valorizar os dias bons? Como poderíamos classificá-los como "bons" sem ao menos compará-los aos outros dias?

Busquemos essas respostas em Deus. Como devemos agir nesses dias ruins? Vejamos o que Deus nos diz em sua Palavra:

1. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Efésios 6:13

2. Meus irmãos, tende grande gozo quando passardes por várias provações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. Tiago 1.2-4

3. Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1:12

Ao contrário do que parece, as horas de lutas e provações são muito mais proveitosa que as horas alegres das festas que promovemos. Cabe a cada um de nós aprender as licões preciosas contidas nas provações. Os dias felizes não serão mais os mesmo quando enxergarmos a vida dessa forma.

Estamos passando por um dia difícil? Sejamos todos aprovados por Deus hoje e sempre!

Por Marquito Santos

veja também