Instruções...

Instruções...

Atualizado: Sexta-feira, 26 Agosto de 2011 as 11:41

LEITURA BÍBLICA

Salmo 105.1-5

O Senhor é ... uma torre segura na hora da adversidade (Sl 9.9).

Ao contrário do que alguns pregam, a vida cristã não é feita apenas de vitórias. Há dias em que ficamos desanimados, achando que Deus nos esqueceu ou que não escuta mais as nossas orações. O que fazer quando nos sentimos assim?

O texto de hoje dá várias instruções: agradeça e louve a Deus, alegre o coração e glorie-se no Senhor. Uma atitude tão positiva pode ser quase impossível quando estamos "para baixo". Então siga as outras orientações primeiro: recorra ao Senhor e ao seu poder, buscando sua presença. Seja qual for seu problema, somente Deus pode dar a melhor orientação para lidar com a situação e até mesmo solucioná-la. Depois, lembre-se daquilo que o Senhor já fez: como agiu em situações semelhantes ou como demonstrou seu amor a você por meio de pequenos milagres (ou grandes, talvez). Por fim, é hora de contar a outros as maravilhas que Deus fez, proclamando seu nome a todos os povos (ou, ao menos, às pessoas mais próximas).

Se você continuar lendo o salmo, verá que quem o escreveu estava louvando o Senhor pelo que tinha feito a Israel: a aliança e promessa a Abraão, o sustento na época de fome por meio de José, a libertação da escravidão no Egito, o cuidado diário durante a peregrinação pelo deserto e a posse da terra prometida aos antepassados. Os sinais milagrosos aqui citados ocorreram em situações complicadas, quando parecia não haver mais esperança. Foi nas circunstâncias mais desesperadoras que Israel viu o poder de Deus e depositou nele a sua confiança.

Hoje não é diferente. Enfrentamos tentações, perigos, tragédias ou qualquer situação que teste nossa fé. O desespero ou o desânimo duram até que busquemos o Senhor e confiemos totalmente nele. Nem sempre os problemas acabam quando fazemos isso, mas é a partir deste momento de entrega que conseguimos louvar a Deus e, apesar de tudo, lembrar do que ele já fez e divulgar seu nome aos outros. - VWR

É adorando a Deus que colocamos nossa vida e as circunstâncias no devido lugar.

veja também