Limpe seu canteiro constantemente

Limpe seu canteiro constantemente

Atualizado: Terça-feira, 9 Agosto de 2011 as 10:49

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 35.1-5

Livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve (Hb 12.1b).

Não é dupla caipira, não. São dois nomes para o terror dos jardineiros: aquelas plantinhas que vivem infestando os canteiros, tomando o lugar das plantas úteis e atrapalhando. É de irritar: arranca-se tudo, e pouco depois lá está aquilo de novo.

Parece que não adianta limpar, mas deixar também não pode...

Algum tempo antes do que você leu na Bíblia hoje, Raquel, esposa de Jacó, furtou alguns ídolos ("deuses") do seu pai Labão, e é bem provável que tenha ficado com eles. Pouco depois Jacó teve um encontro muito sério com o Deus vivo (aliás, não foi o primeiro). Não sei se ele entendeu bem que este era realmente o único Deus, mas não restou dúvida de que não havia comparação entre ele e aqueles ídolos.

No entanto, agora encontramos na família de Jacó de novo uma porção desses deuses de imitação - e não só os de Raquel, porque Jacó mandou que todo mundo fizesse uma faxina geral e permanecesse só com o Deus verdadeiro, que falara com ele. Isto feito, perceberam uma forte ação de Deus em favor deles.

Mas não ficou assim: ainda séculos depois, a infestação com ídolos se repetia entre os descendentes de Jacó, os israelitas, sempre causando desastres. Basta folhear os livros do Antigo Testamento - exemplos não faltam desse verdadeiro inço espiritual. Deus enviou muitos profetas para arrancar aquele mato - mas a praga sempre voltava.

Bem, e nós com isso? Se você é cristão, na sua vida certamente só crescerá aquele maravilhoso fruto do Espírito descrito em Gl 5.22-23, ou não? E o egoísmo, a ganância, o ciúme, a ansiedade, a preguiça, o orgulho - tudo aquilo que vive brotando e ocupando o espaço de Deus? Que tal arrancá-los? Que tal confessá-los a Deus e livrar-se de tudo que nos atrapalha? Pode ter certeza que a vida só com o Deus vivo será bem melhor do que o seu canteiro cheio de inço e tiririca. - RK

Limpeza é trabalho constante - também na vida espiritual.

veja também