Mudando nosso jeito

Mudando nosso jeito

Atualizado: Segunda-feira, 7 Novembro de 2011 as 11:09

LEITURA BÍBLICA

2 Reis 2.5-10

O Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir (Lc 11.13).

Eliseu era discípulo de Elias. Aprendia com seu mestre, buscava a Deus com ele. Sabia que Elias seria levado por Deus e que teria de separar-se do seu amigo. Por isso, cada vez mais ia com Elias a todos os lugares. Não o deixava só. Pede, então, que Elias lhe conceda do mesmo espírito profético. Desejava ser como seu mestre.

Muitos são os desejos que nos movem.

Há pessoas que são exemplos inspiradores que nos estimulam a ir além do lugar comum. Se você pudesse pedir algo a alguém assim, o que pediria? Riqueza, inteligência, poder, fama, sucesso? Tal como Eliseu, os discípulos de Jesus tinham a ele como mestre, amigo e modelo. Viveram com Jesus algum tempo e viram-no agir no poder do Espírito de Deus. No entanto, alguns deles lhe pediram status; outros, apenas curas. O próprio Jesus, sabendo que teria de separar-se de seus amigos em breve, diz-lhes que não os deixaria sós: ele lhes daria do seu Espírito, que os guiaria e capacitaria para anunciar seu amor salvador. O versículo em destaque traz essa afirmação de Jesus, quando ensinava sobre o que pedir.

Ele deseja dar-nos do seu Espírito, transformar nosso jeito de ser, nossa maneira de ver as coisas e as pessoas, nossa forma de sentir e agir. Deus deseja colocar sobre cada um dos seus o mesmo Espírito que estava sobre Elias e Jesus - para que sejamos como Cristo, isto é ser um verdadeiro discípulo: um mini-Cristo, alguém parecido com Cristo (esse é o significado da palavra “cristão”). Mas isso só é possível mediante a ação do Espírito Santo em nós. Eliseu o pediu a Elias e ele lhe foi concedido. Jesus disse que não negaria o Espírito aos que lhe pedissem. Então, o que você tem pedido a Deus? Há em você o desejo sincero de assemelhar-se mais com a personalidade de Cristo? Não peça apenas futilidades a Deus, peça-lhe do seu Espírito e ele o transformará e o usará para levar seu amor e paz às pessoas. - WMJ

O Espírito Santo em nós transforma-nos em gente de verdade.

veja também