Não ande sozinho

Não ande sozinho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:05
amizadeSemana passada no culto de jovens da minha igreja um grande amigo meu pregou utilizando uma música. A pregação dele foi muito boa, então falei com ele e vou compartilhar aqui com vocês. Deixo vocês com o Murilo…
 
Durante toda minha infância eu não tive o contato com a igreja (pessoas) durante a semana, com exceção da minha vizinha que era amiga da minha mãe. De uma certa forma era bom, porque ninguém precisava saber da minha vida. GOOD – e vamos falar uma verdade: aqui tem uma galera que também não gosta de pessoas opinando… rsrs Eu sei que tem. Mas por outro lado era péssimo, pois não havia vínculos de amizade na minha vida. Não sabia o que era brincar na casa de um colega, ou dormir no quarto ou sala de casa com o meu melhor amigo. Bom, tirando os pais, melhor amigo eu não tinha. Ownnnn, que dó. Hehehe Pô Murilo, a galera passa a semana inteira se cansando com estudos e trabalho e no sábado ainda tenho que escutar história de marmanjo MiMi??!! Tá louco, hein! Mas calma… Meu primeiro contato durante a semana com pessoas da igreja começou com esses e-mails: Felipe Bernardes, Paulo Ignes, Luciano Kassa, Manuela Gabelini, Ana Carolina Paul. Não trocava e-mail com todos, mas eu via algo diferente, pelo menos para mim. Mas vamos seguir. – Ah, o conteúdo dos e-mails eram anotações de palavras do culto de quarta-feira, jovens, culto de domingo e alguns bate papos.
 
Porque, se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. (Eclesiastes 4.10)
 
Na última vez que estive aqui pregando falei sobre união, comunhão, elo, laços.
(Tenho batido nessa tecla, pois estamos num momento importante no qual nossa região está mudando, pessoas estão vindo, pessoas serão enviadas para trabalhos missionários, para intercâmbios, pessoas serão levantadas, mas se não a gente não souber andar junto, talvez deixaremos passar muitas coisas. Muitas oportunidades, sonhos, alianças…). E falando dessas coisas me lembro de Davi e Jonatas.
 
Para quem não lembra Davi e Jonatas tiveram um elo de amizade tão forte que resolveram fazer um pacto. Não era um pacto com sangue e animais, mas era um pacto feito diante de Deus. Tratava-se de uma amizade tão forte que eles não permitiram que qualquer coisa se colocasse entre eles, nem mesmo o interesse próprio ou os problemas familiares. Quando a amizade foi testada foi testada, eles se aproximaram mais ainda e foram assim até o fim.
 
Pontos dessa amizade:
 
Amizade entre ambos
 
E Sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma. E Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. (1 Samuel 18.1-3)
 
Aliança entre os 2
 
Assim, fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor o requeira da mão dos inimigos de Davi. E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma. (1 Samuel 20.16:17)
 
E disse Jônatas a Davi: Vai-te em paz, porque nós temos jurado ambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhor seja perpetuamente entre mim e ti e entre minha semente e a tua semente. Então, se levantou Davi e se foi; e Jônatas entrou na cidade. (1 Samuel 20.42:43)
 
Felidade de Jônatas
 
Então, se acendeu a ira de Saul contra Jônatas, e disse-lhe: Filho da perversa em rebeldia; não sei eu que tens elegido o filho de Jessé, para vergonha tua e para vergonha da nudez de tua mãe? Porque todos os dias que o filho de Jessé viver sobre a terra nem tu serás firme, nem o teu reino; pelo que envia e traze-mo nesta hora, porque é digno de morte.32Então, respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de ele morrer? Que tem feito? Então, Saul atirou-lhe com a lança, para o ferir; assim, entendeu Jônatas que já seu pai tinha determinado matar a Davi. (1 Samuel 20.30:33)
 
Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi ao bosque, e fortaleceu a sua mão em Deus, e disse-lhe: Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe. (1 Sm 23.16:17)
 
Lamento de Davi
 
Saul e Jônatas, tão amados e queridos na sua vida, também na sua morte se não separaram! Eram mais ligeiros do que as águias, mais fortes do que os leões. Vós, filhas de Israel, chorai por Saul, que vos vestia de escarlata em delícias, que vos fazia trazer ornamentos de ouro sobre as vossas vestes. Como caíram os valentes no meio da peleja! Jônatas nos teus altos foi ferido! Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres. (2 Sm 1.23:26)
 
Obs.: Ao dizer que o amor por Jônatas “ultrapassava o amor das mulheres”, Davi não afirmou que tinha um relacionamento sexual com ele. Homossexualismo era absolutamente proibido em Israel. Em Levítico 18.22, a homossexualidade é descrita como “abominação” e em Levítico 20.13, decretada pena de morte àqueles que a praticavam. Davi simplesmente reafirmou a profunda amizade e o sentimento fraterno que sentia por Jônatas.
 
E trazendo isso para minha vida… Não foi do dia para noite, mas aprendi o quanto é importante andarmos juntos. Hoje quero deixar claro que teve uma galera que me ajudou muito. Pessoas mais próximas da minha idade, outras bem novas, meninas e meninos, pretos e brancos… Olha, se tem um grupo que já vi chorando, bagunçando, adorando, fazendo coisas erradas, orando, entre outras coisas, esse foi o meu Pequenas Famílias. Muitas vezes eu tinha que ministrar, mas não estava legal… um deles vinha orava por mim, outro sem saber direito o que estava acontecendo dizia que Deus tinha propósito, outros ainda paravam para ouvir os meus problemas e assim ao longo desses 3 anos nos suportamos. Fomos apoio um dos outros. Eles contavam seus problemas, choravam, confessavam os pecados, falavam das alegrias, pediam orações… Muito, muito, muito bom!!!
 
Somos uma família. Somos corpo. Estamos num mesmo propósitos. Somos amigos mais chegados do que irmãos. Provérbios 18:24
 
Vamos orar  para buscar Deus e pactuar essa amizade diante dEle!
 
 
- Fe Luiz
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições