Não fique de cabeça baixa

Não fique de cabeça baixa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

No Evangelho de Lucas (13: 10-17) esta registrada a historia de uma pessoa que andava de cabeça baixa. Não se trata de uma pessoa a alguns dias de cabeça baixa, mas de alguém  há 18 anos de cabeça baixa, 18 anos olhando para o chão.

Te convido a pensar em alguns questionamentos dessa história:

1. Porque existem pessoas de cabeça baixa???

Jesus descobre a causa e vai direto nela. Precisamos identificar a causa.

Em 1° lugar, há uma causa espiritual.

Era uma enfermidade maligna. Contextualizando, podemos admitir hoje que uma das causas de pessoas com cabeças baixas é o pecado. O pecado nos detona, nos deprime, nos corrói, nos deixa abatidos, nos deixa envergonhados.

Em 2° lugar, há uma causa natural

A vida, nos maltrata, enfrentamos doenças, enfermidades, problemas em casa, problemas no namoro,problemas no trabalho, nos estudos, na igreja, e humanamente falando não há cabeça erguida que resista a tanta coisa.

A Bíblia ensina que quando o pecado entrou no mundo tudo foi afetado.

O pecado afetou nossa vida espiritual, o homem se afastou de Deus.

O pecado afetou nossa vida relacional, começaram surgir os problemas entre os seres humanos.

O pecado afetou nossa vida ambiental, a terra produziu espinhos.

O pecado afetou nossa vida sentimental – o homem sentiu medo! E esse foi só o primeiro sentimento ruim, o acompanhou, o desanimo, a depressão, a angustia...

Agora some todos esses fatores e que você tem? Pessoas de cabeça baixa!

2  O segundo questionamento é: Porque há um interesse em deixar as pessoas de cabeça baixa?

Era isso intenção de satanás. (V 16) Diante dessa afirmação, compartilho as seguintes idéias:

Pessoas de cabeça baixa são pessoas com potencial reduzido, ela era alguém incapaz de andar ereta, de sentar-se, de esticar suas costas. E entendo que Deus sabe do meu potencial, mas o diabo também sabe, ele não é burro!!!

Pessoas de cabeça baixa são pessoas que tem uma visão ruim da vida. Imagine como aquela mulher via a vida? E tudo depende de como você vê as coisas. Quando não temos uma boa visão da vida, tornamos-nos pessimistas. Para o pessimista nada da certo, tudo é difícil, tudo tem um obstáculo, uma dificuldade, um “mas”, sempre pensa e espera o pior.

Pessoas de cabeça baixa são pessoas incapazes de olhar para o céu, vê as coisas de um ângulo medíocre.

Pessoas de cabeça baixa são pessoas que se sentem desvalorizadas, aquela mulher se sentia humilhada, era provavelmente ridicularizada. Entretanto, Jesus cura a mulher no sábado e o chefe da sinagoga indignado diz "seis dias há para trabalhar, não venham ser curados no sábado". Jesus então o confronta com a sua rotina de cuidar dos animais no sábado. Entretanto, um boi era mais importante do que gente.

Pessoas de cabeça baixa são pessoas que perdem a identidade, vira gente sem nome, é apenas a "mulher encurvada", se esquecem quem são. Sabe o que era aquela mulher segundo Jesus? Filha de Abraão, tão filha quanto qualquer outro filho. Mas ela não sabia disso, e para piorar a situação tinha alguns infelizes dizendo a ela  o contrário.

Você entende porque é interessante para satanás que exista gente de cabeça baixa?

3. O terceiro questionamento é: Nessa história, para quem Jesus olha????

Jesus não olha para os príncipes, para os mestres, para os doutores, para um homem… Ele não olha para os de cabeça erguida, espiritualmente arrogantes, ele não olha para uma classe de santos que se excluíam, ele olha para quem Ele sabe que precisa dEle. Jesus olha para alguém que ninguém estava olhando, Jesus nota alguém  que ninguém notava. "Jesus a viu". Para as pessoas ela não era ninguém, Porém Jesus a viu! Sentiu profunda compaixão daquela mulher. Jesus olha para os de cabeça baixa!!! Aleluia!

4. O último questionamento é o seguinte: Nessa história quem é que Jesus traz para perto de si?

Os de cabeça baixa!!! "Jesus a chamou". È irresistível o convite de Jesus: "filha vem aqui", "vem para perto de mim", "se aproxime por favor", "vem" Jesus atrai e é atraído para esse tipo de gente. Quem sabe alguém de cabeça baixa esteja lendo essas palavras, acredite; o lugar dos de cabeça baixa, não é trancado dentro de um quarto, não é à margem, não é no meio da indiferença da sinagoga, não é andando por ai sem rumo, seu lugar é  perto de Cristo.

Então Jesus a toca, e ela estica as costas e levanta a cabeça! Esticar as costas e levantar a cabeça, pode ser se livrar do desanimo, pode ser se livrar da depressão, da angustia, da enfermidade, quem sabe do pecado, voltar a fazer aquilo que um dia já foi feito e alcançar plena estatura.

Aquela mulher levantou a fronte pela primeira vez em 18 anos para a glória de Deus. E dizia glória a Deus.,glória a Deus, gloria a Deus. Você não nasceu para andar de cabeça baixa, você nasceu para dar gloria a Deus! Não deixe que nada mude isso!

Encerro mostrando  a reação das pessoas? Há aqui dois grupos:

O 1° fica indignado! Indignado porque alguém levantou a cabeça! RSRS. Esses eram adversários de Jesus.

O 2° grupo, o povo, se alegrava! Alegrava-se porque alguém levantou a cabeça!!!

Glória Deus se essas palavras ajudarem alguém hoje  a levantar a cabeça, Glória a Deus cada vez que um de nós abandonarmos o pecado, as drogas, a prostituição, a mentira, a indiferença, Glória a Deus! Que haja alegria em nosso coração sempre que formos levantados por Jesus Cristo.

Sob a graça de Deus.

Por Pr. Alex

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições