O leão sem dentes

O leão sem dentes

Atualizado: Segunda-feira, 17 Outubro de 2011 as 12:59

Alguns dias atrás vi um filme onde o ator principal trabalhava como cuidador de animais de um circo. O primeiro teste dele foi com o leão para provar que não teria medo de alimentá-lo. Ao abrir a jaula e tentar passar a comida rapidamente para dentro teve seu braço pego pelo leão e gritou desesperado conseguindo soltar sua mão... O dono do circo que estava ao lado se matou de rir ao ver o jovem rapaz apavorado procurando ver se ainda tinha braço. "Que brincadeira é essa?" perguntou o jovem tratador ao dono do circo. "Você quer que eu perca um braço?" continuou. O dono do circo, seguro e divertido com a situação, disse para ele: "Nunca, porque este velho leão não tem mais suas garras principais, portanto é inofensivo..."

Devido a algumas situações que passei nesta semana, escrevi uma frase no twitter sobre o medo: "A coerencia, a racionalidade, o equilibrio e a felicidade subsistem qdo o medo é controlado e dominado!"

Definição de medo pelo dicionario Michaelis : Perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa; pavor, susto, terror. Apreensão.  Receio de ofender, de causar algum mal, de ser desagradável.

Como vc percebeu o assunto hoje é: medo!

O medo é algo perturbador conforme a definição. Pode ser gerado por um perigo real ou aparente…nossa vida sempre traz decisões e situações que requerem soluções! E muitas vezes nos sentimos incapazes de resolve-las, parecendo que  são muito maiores do que podemos suportar: isso gera o medo.

Há vários tipos de medo. Vou citar alguns: medo de errar, medo de perder, medo de solidão, medo de não ser aceito(a), medo de dar, medo de receber, medo de sofrer, medo de ser…

MEDO de DAR, RECEBER, e  SOFRER

Quando dizemos que estamos amando alguém, queremos fazer o melhor para o bem amado. Dizemos que queremos dar muito amor, atenção, carinho, cuidado, proteção, etc… Mas, quando há o desentendimento, ou o erro da outra parte, parece que toda essa vontade de fazer, dar, etc, fica enfraquecida e perde a sua força! Por que? Bem, provavelmente porque queremos sempre dar pensando em receber. A Palavra diz: "melhor é dar que receber". Sera? Já vi muita gente falando "só eu que sempre dou, que sempre entendo, que sempre perdôo. E ele(a)?"

Nosso exemplo maior é Jesus, nosso Mestre. “Ainda que era Filho aprendeu a obediencia pelas coisas que padeceu” Hb 5:8  Será que Jesus era desobediente? Com certeza não! Então por que "aprendeu"? Creio que por nunca ter sido "humano" antes, Ele sofreu e também temeu receber o pecado do mundo... afinal Ele não sabia o que é pecar e teria que receber todo o nosso pecado; não era nem o pecado dele mesmo, mas o nosso! Pode? Que doideira não?

MEDO  DE PERDER

Quando nos relacionamos com alguém queremos ser felizes, certo? Mas geralmente pensamos em nós primeiro: quero sair, falar, fazer, curtir, quero ele(a) só pra mim, pra mais ninguém, etc,etc… Uma das causas do medo é o egoísmo. No Reino de Deus o egoísmo é uma doença séria! O evangelho é basicamente doação! Em todo o tempo que Jesus esteve na terra, ela praticamente se doou o tempo todo! Não teve descanso nos seus tres anos e meio de ministério! Creio mesmo que no final desses anos ele deveria estar envelhecido e até  com alguns cabelos brancos…( essa é minha idéia, não esta escrito na Palavra... rs).

Você já perdeu alguém? Seja um amor, um parente, um grande amigo? Meu primeiro filho chamava-se Lucas. Eu e minha esposa o esperamos muito pois tivemos alguns abortos antes dele. Ele tinha uma doença cardiaca congenita e viveu em nosso meio por 7meses e depois de uma cirurgia séria não suportou e morreu…Hoje temos tres filhos: o Matheus ( colunista do NMM), O Rafa ( lider da banda Ortegas) e o Pedro ( meu batera preferido…rs). Mas, por anos, passei por sentimento de culpa e medo por ter perdido meu filho…parecia que eu era o culpado de tudo aquilo. Foi necessário muita graça de Deus, banhos de graça, para eu voltar ao normal…uma longa história que posso contar outra hora!

E você? Tem medo de perder algo, alguém? "Os que buscam ao Senhor nada falta!" Essa é parte de uma letra de uma canção dos Ortegas que gosto muito! "O Senhor é meu pastor, nada me faltará"; esse , com certeza, você conhece!  Paulo, o apóstolo, considerava suas perdas como lucro para ganhar a Cristo! Loko hein??? A que nivel de desprendimento chegou o apóstolo??? Você cre que Jesus pode suprir suas perdas? Ou você tem medo de entregar para não perder??!!!!

MEDO  DE SOLIDÃO

Quando se está só, o silencio é mais profundo

As noites são mais longas, o frio mais intenso

E até a própria sombra parece estar mais junta

Como se soubesse quando se está só

Quando se está só, um grito é desespero

Sussurro é loucura, o estalo mete medo;

E a mão forte aparece e esta sempre nos sonhos,

Eternos pesadelos quando se esta só

Quando se está só, se está porque deseja

Pois Ele com certeza não foge de ninguém

Deus esta sempre perto, amigo braço aberto,

Convida a ir como Ele, pra não mais se estar só

Curtiu essa letra? Letra e musica são de um grande amigo meu, grande musico,grande cristão que já está com Jesus! Sérgio Pimenta! Ele escreveu essa canção em um leito de hospital enquanto lutava, aos trinta anos, contra um cancêr ósseo que o levou em seis meses!

"O verdadeiro amor de Deus lança fora todo o medo"!!!

"No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor ( medo); porque o temor (medo) tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito no amor, Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro... e dele temos esse mandamento: quem ama a Deus, ame também a seu irmão" I Jo 4:18,19 e 21

A presença de Deus deveria ser suficiente para lançar fora nosso medo da solidão... mas é um desafio. Deus nos fez seres sociais; precisamos de gente a nossa volta para vivermos em sociedade como Ele nos criou. Mas tem muita gente com muitas pessoas a sua volta e se sentem sozinhos mesmo assim. Não é?

Bem, e o leão sem dentes???

"Lançando sobre el toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai; porque o diabo vosso adversario, anda em derredor bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé.." IIPe 5:7,8,9a

O diabo é como um leão sem dentes... para aqueles que o resistem firmes na fé! Se você ouvir o rugido de um leão no escuro, você vai se assustar, não? Mesmo que seja somente uma gravação, no escuro você não vai querer saber se ele está lá ou não... e se você tiver que alimentar um leão e não souber que ele é velho e não tem mais dentes, você mesmo assim o alimentaria???

Há situações que o rugido do inimigo é tão forte que parece verdadeiro... parece que vai nos devorar…mas se o amor de Deus estiver em nós, e o escudo da fé trabalhar com eficiência, poderemos fazer com que nosso inimigo seja somente um leão que ruge, mas não tem dentes...

Por Gerson Ortega

veja também