O que fazer em meio à confusão?

O que fazer em meio à confusão?

Atualizado: Quinta-feira, 3 Maio de 2012 as 11:45

Nada abala mais o ser humano do que a confusão, porque essa confusão pode dar origem à depressão, desespero, pânico, medo, etc.

Quando a sensação que se tem é a de estar em meio à um tornado, ou como eu gosto de pensar, dentro de um liquidificador, em que tudo ao seu redor parece girar, inclusive você, em que você não sabe o que fazer, para onde ir, para onde correr. O que fazer?

Quando a morte de alguém que você ama, te pega de surpresa?

Dessa vez o sentimento é diferente. Quando seu avô adoeceu e ficou algum tempo no hospital, você e sua família de certa forma tiveram tempo para se preparar e esperar pelo pior. Mas agora, as coisas são diferentes. Não entendo. A morte do meu primo, amigo, irmão, simplesmente não faz sentido. Um acidente tão bobo.

O que realmente não faz sentido, é eu perder o emprego sem motivo algum. Se fosse alguma crise, alguma coisa que eu tivesse feito, eu estaria melhor preparada para receber essa demissão, eu entenderia, mas assim, “do nada”, não consigo entender!

Não consigo entender… o fim desse relacionamento. Ela parecia ser a garota certa para mim. Por que ele terminou comigo às vésperas de um noivado? De um casamento?

Por que, meus pais, que pareciam tão felizes, se divorciaram? Por que estou enfrentando essa doença?

Talvez, alguma dessas perguntas já se passou pela sua cabeça. Talvez, muitas outras também.  Ou quem sabe, estão se passando agora. E nesses momentos, quando você se sente literalmente girando e vê tudo caindo ao seu redor... o que fazer?

Se desesperar, chorar, gritar, xingar? Talvez até resolva por um tempo. Mas a dor permanece, a incerteza e as dúvidas continuam.

Bom seria se tudo isso desaparecesse num passe de mágica, como nos filmes.

Mas as coisas não funcionam assim na vida real. É preciso levantar a cabeça e continuar a caminhar. Seguir em frente. É preciso encarar a dor, encarar os problemas. De nada adianta fugir.

E o que fazer então, quando não entendo o que está acontecendo em minha vida?!

“Mesmo sem entender, eu confio em Ti.” *

No meio da confusão em que eu via a minha vida algum tempo atrás, eu cantava essas palavras a Deus.

E eu sabia que a maioria das minhas perguntas continuariam sem respostas, pelo menos por enquanto. Mas mesmo assim, eu tinha a opção de entrar em depressão, pensando e repensando na confusão, buscando respostas, tentando entender, entrar em paranoia; ou eu poderia simplesmente descansar em Deus e saber que seria Ele quem colocaria ordem naquela confusão, não eu.

Correr para os braços de Deus, confiar, descansar Nele, é fácil falar, mas é difícil de fazer isso quando você não vê mais nada, quando você não vê esperança para o futuro, quando você mal consegue ver Deus, quando você nem ao menos sabe se Ele está ali ou não.

Mas Ele está. Ele sempre está. E assim como Deus apareceu a Jó em meio à uma tempestade, Ele quer aparecer à você, no meio da tempestade da sua vida.

“Depois disso, do meio da tempestade, o SENHOR deu a Jó a seguinte resposta:  As suas palavras só mostram a sua ignorância; quem é você para pôr em dúvida a minha sabedoria?” Jó 38:1 e 2

Afinal,  o que fazer em meio a confusão? 

Não questione a sabedoria de Deus. Apenas confie, apenas descanse. Busque a Deus, louve-O. Leia a Bíblia, medite, estude-a, como nunca fez antes, ore, como nunca orou antes. Desenvolva um relacionamento verdadeiro com Deus. Ele está te esperando.

“Não é responsabilidade sua explicar o que Deus está fazendo com a sua vida. Ele não forneceu informações suficientes para você descobrir. Ao contrário, é solicitado que você se liberte e deixe Deus ser Deus. Ai repousa o segredo da “paz que excede o entendimento.” **

 

Por Pati Geiger

veja também