Ouça conselhos

Ouça conselhos

Atualizado: Terça-feira, 13 Setembro de 2011 as 9:52

LEITURA BÍBLICA

1 Reis 12.1-14

Roboão ... rejeitou o conselho que as autoridades de Israel lhe tinham dado e consultou os jovens que haviam crescido com ele e o estavam servindo (1Rs 12.8).

O principal personagem do texto bíblico de hoje é Roboão, que herdou o trono de seu pai, Salomão – rei de Israel conhecido por sua sabedoria. A atitude do rei na ocasião narrada neste texto é lamentável. Primeiramente buscou o conselho das autoridades que colaboraram no governo de seu pai, e eles lhe disseram que deveria agir em benefício do povo - diminuindo os impostos e os trabalhos exigidos (corveia).

Mas Roboão rejeitou o conselho daqueles líderes idôneos e foi buscar a opinião dos jovens que haviam crescido com ele – por sinal, inexperientes e alheios à situação do povo. Ora, o conselho destes foi oposto ao anterior: aumentar ainda mais a carga imposta ao povo, tornando-se um rei mais rígido que Salomão. Quando os israelitas foram ouvir a resposta do rei, este foi áspero e não atendeu às suas reivindicações. Sua insensatez foi uma das causas da divisão de Israel nos reinos do norte e do sul.

Infelizmente, a mesma atitude se observa na vida de muitas pessoas que, à semelhança de Roboão, não seguem os conselhos certos, mas aqueles que parecem ser mais fáceis ou que possam trazer algum benefício – e acabam tendo de lidar com grandes fracassos.

Você já passou por uma situação assim? Buscar conselhos é demonstrar humildade, mas também é preciso procurar os conselheiros certos. Antes de tomar uma decisão, peça a opinião de pessoas experientes, maduras na fé e que tenham um relacionamento íntimo com o Senhor. Elas podem ajudar no discernimento da vontade de Deus para sua vida. Busque também o conselho divino por meio da oração, da leitura da Bíblia e da orientação do Espírito Santo. Seguindo o conselho certo – aquele que vem de Deus – há maior probabilidade de sucesso em suas decisões. - MM

Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio (Pv 19.20).

veja também