Para ouvir a voz de Deus

Para ouvir a voz de Deus

Atualizado: Segunda-feira, 15 Agosto de 2011 as 11:19

LEITURA BÍBLICA

Marcos 7.31-37

Então voltou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: "Efatá!", que significa "abra-se!" (Mc 7.34).

"Habla que se escuche!" respondia cada vez mais agressiva a mulher pobre ao filho que insistia em pedir mais comida na frente das visitas, até o rapaz, irritado, exclamar "No quiero nada más!" e a mãe replicar: "Así se habla, que se escuche!"

Há muitos fisicamente surdos no mundo, mas seguramente o número de surdos voluntários é muito maior. E entre os cristãos, infelizmente, a surdez voluntária também não é rara. Já me vi diante de situações nas quais queria que Deus falasse comigo por alguma visão, um sonho, mas nada! Enquanto orava e me frustrava esperando ouvir a voz de Deus, irmãos me aconselhavam, as Escrituras me ensinavam. Ele falava comigo, mas meus ouvidos estavam fechados por minha ansiedade e teimosia.

Não tenho dúvidas de que nosso Deus pode falar conosco por sonhos, visões ou mesmo audivelmente, mas seguramente isto não é o dia a dia. Por outro lado, já perdi a conta de quantas vezes ele me falou pela leitura da Bíblia, por um sermão, uma conversa com um amigo cristão, ouvindo um hino, um fato corriqueiro, um conselho de minha esposa, e até lembro muito bem de quando me chamou à atenção por meio de uma pessoa que nem ao menos teme a Deus. Ele com certeza fala - mas resta saber se estou disposto a ouvir.

Há um lindo cântico que diz "No silêncio tu estás". Normalmente, porém, meu coração tem de tudo, menos silêncio; é tamanho o turbilhão que nem sequer um trem seria ouvido. Minha própria vontade e ansiedade fazem tanto barulho que não me aquieto para ouvir, inclusive porque ao orar falo tanto de meus problemas que não sobra tempo para acalmar o coração diante de Deus.

O melhor que faço é aquietar-me diante dele e suplicar que mais uma vez diga "efatá!" e meus ouvidos se abram para ouvir o que ele tem a me dizer. Só tenho a ganhar. - MHJ

veja também