Paraíso

Paraíso

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:21

Existe uma verdade absoluta, indiscutível e inescapável: todos vamos morrer. (a não ser que sejamos arrebatados)

Uma triste mas necessária verdade que coloca a humanidade e Deus em seus respectivos lugares – criatura e Criador.

Quero falar hoje sobre o Paraíso. Não quero especular sobre como vai ser, mas quero falar sobre o que a Bíblia diz que é eterno e vai durar para sempre.

Verdade #1 – Deus é Eterno

Ele não tem começo nem fim. Ele não é preso ao tempo, pois criou o tempo. Como o salmista declara, “antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus” (Salmos 90:2). Ele é muito maior do que podemos imaginar – “Como Deus é grande! Ultrapassa o nosso entendimento! Não há como calcular os anos da sua existência.” (Jó 36:26)

Verdade #2 – O Paraíso é Eterno – uma Criação do Arquiteto

Olha que incrível esse versículo do Profeta Isaías: “desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada” (Isaías 46:10). Tudo que existe é um planejamento do Grande Arquiteto, como diz em Provérbios – a “Sabedoria” (ou o Verbo = Jesus) estava ao lado Deus desde o princípio:

Quando ele estabeleceu os céus, lá estava eu, quando traçou o horizonte sobre a superfície do abismo,

quando colocou as nuvens em cima e estabeleceu as fontes do abismo,

quando determinou as fronteiras do mar para que as águas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra,

eu estava ao seu lado, e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença.

Eu me alegrava com o mundo que ele criou, e a humanidade me dava alegria.

Provérbios 8:27-31

Verdade #3 – O Homem foi criado para ser Eterno

Deus colocou no coração do homem um anseio pela eternidade (Ecl. 3:11). Todos nós nascemos com uma vontade inexplicável de vivermos para sempre, de sermos “felizes para sempre”, de amarmos alguém para sempre. Existe um desejo em todo ser humano de que as coisas boas nunca acabem. E Deus nos garante que na vida após a morte, “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (Apocalipse 21:4)

E a morte? As vezes temos tanto medo da morte…

Mas a morte não é o fim. Ela é um breve sono.

Verdade #4 – A Morte é um breve sono

Somos feitos para durar para sempre, e a morte é a porta entre esta vida em carne e nossa nova vida eterna. “Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.” (Daniel 12:2) A Bíblia fala para não termos medo dos que matam nosso corpo, mas para temermos “aquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno” (Mat. 10:28). Ou seja, a morte não é o pior. O pior é morrer para sempre, longe de Deus.

Mas o melhor é viver para sempre, perto de Deus!

Verdade #5 – O paraíso vai ser incrível!

“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9). Como valerá a pena sofrer o que for nessa vida para ter a recompensa eterna. Como Paulo diz, “considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:18). O que vai acontecer dentro de nós será tão incrível que mal podemos imaginar. Vale a pena!

Verdade #6 – Jesus é a Vida Eterna

Mas não é só sobre o futuro, lá no céu. Quando encontramos com nosso Messias, o Paraíso (o Reino de Deus) vem para dentro de nós! O Verbo, o Filho de Deus, o Rei Eterno, o Princípio e o Fim, se manifestou para nós. Aquele que é eterno e desde o princípio tornou-se carne e viveu entre nós. “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3).

Paraíso = conhecer a Jesus. Comece a conhecê-lo nesta terra, ainda hoje, porque Ele é maravilhoso!

Verdade #7 – Pela Fé

“Ah, mas não existem provas nem que Deus existe, nem que haverá eternidade.”

Será?

Depende só de uma coisa: se você crê ou não crê

“Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele” (Marcos 10:15)

A fé é a justiça de Deus. É a atitude que o homem toma que o diferencia de ser justo ou injusto. Não é ser bonzinho, fazer tudo direito, ir na igreja, obedecer os pais e as mães, cumprir todos os mandamentos (apesar dessas coisas serem boas).

A porta do paraíso é a graça, mas a chave para entrar é a fé.

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

não por obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 2:8-9

Deus é eterno, Ele fez o mundo para ser um paraíso eterno e fez você para estar com Ele para sempre. O pecado trouxe a morte, mas Jesus venceu a morte. Você não precisa ter medo da morte, mas tema a Deus, pois Ele pode te dar vida ou morte eterna. E creia, de todo coração, e então você verá o Reino de Deus.

Isto é o Paraíso – o reencontro da criatura com o Criador para todo o sempre.

Por Matheus Ortega

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições