Perdoados e capazes de perdoar

Perdoados e capazes de perdoar

Atualizado: Sexta-feira, 9 Dezembro de 2011 as 2:42

O perdão

LEITURA BÍBLICA

Salmo 130

Eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados (Jr 31.34c).

Quando se refere ao nosso pecado, a Palavra de Deus é muito clara. Por exemplo, o apóstolo Paulo explicou que todos pecaram e estão privados da glória de Deus (Rm 3.23). Isto bastaria para nos fazer pensar sobre as ofensas que cometemos contra o nosso próximo e contra o Pai celeste. Segundo o texto que lemos hoje, se Deus registrasse os nossos pecados, ninguém escaparia (v 3); mas o salmista conforta o nosso coração dizendo que com Deus está o perdão. Quando pensamos em nossos pecados, a Bíblia nos consola com a certeza de que Deus, em Cristo Jesus, nos perdoou (Ef 4.32).

Após sua ressurreição, Jesus disse a seus discípulos que deveriam, em seu nome, pregar o arrependimento para perdão dos pecados a todas as nações (Lc 24.46-47). Neste sentido é que o apóstolo Pedro disse que “todo o que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome (At 10.43). Paulo, no seu testemunho perante o rei Agripa, afirmou que fora enviado aos gentios a fim de que eles recebessem o perdão de pecados (At 26.18). Declarou isto porque tinha certeza de que Cristo morreu pelos nossos pecados (1Co15.3).

Todas as pessoas necessitam de perdão, e a Bíblia explica como é possível obtê-lo: "quem confessa [seus pecados] e os abandona encontra misericórdia" (Pv 28.13b). Ou seja, é preciso admitir e estar disposto a deixar os pecados e crer em Jesus para receber o perdão de Deus. Quando uma pessoa age desta forma, “os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus” (1Jo 2.12b). A certeza do perdão é afirmada no seguinte texto: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo1.9). Quem confessa seus pecados é perdoado por Deus e passa a ter uma nova vida, agora como filho de Deus: "Aos que o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1.12). - EOL"

Deus nos perdoa e capacita-nos a perdoar os outros.

veja também