Preto no branco... ou cinzento?

Preto no branco... ou cinzento?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca".

Apocalipse 3:15-16

Vamos considerar as histórias de alguns personagens da Bíblia que nos ajudam a entender a personalidade de Deus Pai, seu Filho Jesus e seu Santo Espírito.

CHAMADO

Moisés foi chamado por Deus para ser libertador de um povo. "Eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Vem agora pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo do Egito.”  “Quem sou eu que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?"  Ex3: 9-11

Neste momento Moisés estava inseguro, conversando com o Deus de Israel sem entender QUEM estava falando com ele! Ele pensou nele mesmo, na sua capacidade, no seu possível conhecimento que recebeu quando viveu como príncipe no Egito, e isso, quarenta anos depois de fugir do Egito por cometer um assassinato! Parece filme, não? Até Moisés ASSUMIR ser usado por Deus, ele não teria condição de fazer nada. Ou acredita e assume, ou não acredita e fica na desculpa; preto no branco ou cinzento?

MISSÃO

Josué foi o sucessor de Moisés na difícil tarefa de fazer o povo de Israel entrar na Terra Prometida! "Moisés meu servo, é morto: levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, a terra que dou aos filhos de Israel" Josué 1: 1,2

Moisés é morto! Tenho vivido dias onde tenho presenciado várias pessoas de Deus que, pela idade ou enfermidade, tem descansado no Senhor! São ou eram pessoas referenciais no Reino, na oração, ou na devoção, ou no testemunho de vida, enfim, em alguma área eram ou foram relevantes para não serem esquecidos, e fico pensando: "Onde estão os que devem tomar o bastão da mão dos mais experientes e continuar a corrida, como Josué quando Moisés morreu?!"

Moisés era uma 'sombra' muito forte para Josué. Até hoje em Israel Moisés é reverenciado, já Josué é lembrado. Mas coube a Josué entrar e conquistar a terra. Moisés foi sepultado por Deus mesmo ( Dt 34:6 ) para não ser adorado caso achassem seu corpo!

"Esforça-te e tende bom animo: porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria" Josué 1: 6

Deus faz um convencimento de 'choque' com Josué pois sabia do peso e pressão que seria tomar o bastão do famoso Moisés e continuar para cumprir a promessa de Deus, não de Moisés!

"Então deu ordens Josué aos príncipes do povo dizendo..." Josué ASSUMIU a ordem dada por Deus, obedeceu e executou pro fé! Aceita ou não? Acredita ou não? Preto no branco ou... não sei... pode ser... amanhã quem sabe…cinzento = vomitante, 'meia-boca'.

PROFETIZAR A JUSTIÇA DO REINO

Davi amou a mulher de outro homem. Provocou a morte de seu marido, tomou-a para si e usufruiu dela achando-se o 'dono da rapadura' por ser rei em Israel!

 Em tempos de guerra, Davi ficou em casa! IISm 11  "Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor"  cap 11: 27b 

Natan foi usado por Deus sem ser politicamente correto ou por média com o rei de Israel. Onde estão os profetas desta geração?

Pastores caem em adultério, jovens vão para os motéis com as namoradas depois do 'culto', baladinha aqui, ficadinha alí e quem vai delatar esse mal e viver o bem ?

 Bem Gerson, não precisa ser tão radical assim, afinal estamos no século XXI...

Pergunta: "Como Deus poderá usar profetas se eles também estão comprometidos, com o rabo amarrado pelo pecado?" Preto no branco ou cinzentinho meia-boca?

COMPROMISSO

Por três meses Ageu profetizou a preocupação do povo de Israel com seus próprios negócios e a casa de Deus está 'deserta'? Ag 1:3,4

"Semeais muito e recolheis pouco; comeis mas não vos fartais; bebeis mas não vos saciais; vesti-vos mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe salário num saco furado" v.6

Preciso fazer MBA, preciso comprar, preciso vender, preciso curtir, preciso namorar, preciso, preciso, tenho que... estas coisas não são erradas em si, mas tem tomado o primeiro lugar no mundo moderno. Quem tem tempo para ir em uma reunião de oração no meio da semana com jogo de futebol no mesmo horário? Quem curte uma vigília de oração? Um show gospel é mais legal né? Quero tanto ouvir Deus falar... precisa então conversar com Ele, não é mesmo?

Quero tanto ser usado por Deus, mas não quero ter que aprender com os mais velhos, já sei o suficiente!

Quero prosperidade! Mas a Casa de Deus está vazia, deserta e então semeio muito e colho pouco… cap.1:6

Meu salário não dá pra nada! “Minha é a prata e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos”. cap.2: 8

DISCIPULOS

"Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando"  Jo15: 14

Não seremos Seus amigos se fizermos o que queremos... não seremos Seus amigos se não O obedecermos…não seremos Seus amigos se não tomarmos nossa cruz, nos negarmos a nós mesmos e O seguirmos!!! Não seremos Seus amigos se não guardarmos Seus mandamentos. Não somos Seus servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor, mas somos Seus amigos porque tudo o que Ele ouve de Seu Pai nos faz conhecer! Jo 15:15

"Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis TUDO o que quiserdes , e vos será feito."v.7

Você quer que a sua vontade se faça? Faça a vontade dEle e aí Ele satisfará os desejos do seu coração! ( Sl.37 )

Jesus sempre foi e será decisivo, uma só opção, ” preto no branco”; cinzento é para indecisos, medrosos e servos…os amigos de Jesus são “preto no branco”!

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições