Quem é Jesus?

Quem é Jesus?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:24

"E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo." Marcos 8 : 27.

Muitos naquela época admiravam-se de Jesus e, diziam que Ele era um dos profetas que retornou dos mortos, outros diziam que era o próprio João Batista e até mesmo Elias.

Sabemos como é o desfecho dessa pergunta, quando Pedro responde prontamente: "Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo". Mas não é sobre a resposta de Pedro que abordaremos hoje e sim sobre a pergunta de Jesus: Quem dizem os homens que eu sou?

Gostaria de refletir com você neste momento. Sabemos que Cristo é a razão de nossa vida e existência. Ele é muito mais pra nós do que podemos imaginar. Nossa vida sem Ele, de fato, não teria qualquer importância ou valor.

Na verdade, sequer existiríamos, por que tudo subsiste por Ele. Foi Cristo quem nos resgatou, se não antes quem adotou, purificou, glorificou, regenerou, redimiu, reconciliou, santificou e imputou sua justiça em nós. Ele fez muita coisa. Mas permita-me perguntar-lhe: Quem é Jesus pra você? Espero que você possa pensar alguns instantes antes de continuar a ler este artigo.

O apóstolo Paulo faz duas afirmações a respeito de Jesus, às mesmas que o apóstolo Pedro faz:

"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso SALVADOR, e do SENHOR Jesus Cristo, esperança nossa," (I Timóteo 1 : 1)

"A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do SENHOR Jesus Cristo, nosso SALVADOR." (Tito 1 : 4)

"Porque assim vos será amplamente concedida à entrada no reino eterno de nosso SENHOR e SALVADOR Jesus Cristo." (II Pedro 1 : 11)

"Para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do SENHOR e SALVADOR." (II Pedro 3: 2)

"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso SENHOR e SALVADOR, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." (II Pedro 3: 18).

Você percebeu que tanto Paulo como Pedro concordam plenamente que Jesus é nosso Senhor e Salvador. E é maravilhoso saber disso! Podemos sim responder a pergunta afirmando que Jesus Cristo é nosso Salvador, Aquele que nos redimiu de um plano de destruição para um plano de salvação, Aquele que nos resgatou pagando com seu próprio sangue o preço do nosso resgate, Aquele que promoveu escape do inferno e nos deu, gratuitamente, livre entrada ao céu. Jesus é sim nosso Salvador, redentor de nossas vidas e devemos essa vida ZOE, que vivemos hoje, e a futura morada celestial a Ele.

Mas uma observação: Deus tem sido sim o seu salvador e isso é algo fantástico e maravilhoso, mas Deus tem sido seu Senhor? Dizer que Ele é o Senhor implica em afirmar que Ele exerce ou deveria exercer um senhorio e domínio sobre nossas vidas.

É interessante, como para muitos filhos de Deus, atualmente, Deus só tem sido o Salvador, mas Senhor não. Aceitam rapidamente tudo que Ele fez por nós, mas não se curvam diante da majestade de nosso Senhor e Salvador.

Jesus nos comprou. Ele pagou nossa dívida. Fomos adquiridos para hoje sermos PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS (1 Pe 2:9). Acabou aquela história do "eu escolho sozinho o que quero pra minha vida" ou "faço o que me der na telha". Não!

Hoje fomos selados e marcados com o Espírito Santo dentro de nós justamente para mantermos contato direto com Deus e Ele nos guiar em todo caminho que devemos seguir. Somos servos de Deus. Obedecer a Jesus é reconhecer Sua posição de autoridade em nossas vidas. Pertencemos a Ele e não mais ao mundo.

Servimos hoje a Ele e não ao mundo. Somos templo do Seu Santo Espírito e tudo isso indica que antes de escolhermos o que é melhor pra nós devemos ouvir a Sua voz por que Ele sim tem o melhor plano, o melhor caminho, a melhor escolha. Em Atos 2:36 a Palavra diz: "Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo".

Deus colocou Jesus acima de qualquer nome que se nomeie ou qualquer autoridade natural e principalmente, Jesus foi posto como CABEÇA DA IGREJA. Ele é nosso Senhor tanto quanto Ele é nosso Salvador.

Devemos obedecê-lo e servi-lo não apenas como Aquele que nos resgatou, mas também como Aquele que nos comprou. Servir a Jesus é o lugar mais alto que podemos estar, porque é somente aos pés do nosso Senhor Jesus que atingimos o pódio de 1º lugar.

Espero que vocês tenham sido abençoados e que possamos meditar nessa pergunta de Jesus: E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, (jovens do Brasil) quem dizeis que Eu sou?

Por: Daniel Carioca

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições