Quem não gosta de prova com consulta?

Quem não gosta de prova com consulta?

Atualizado: Quinta-feira, 16 Junho de 2011 as 2:26

Penso que todo aluno gosta de prova com consulta; pelo menos sou uma dos que gosta disso. Ao fazer uma prova com consulta, geralmente, nos sentimos mais seguros e bem menos tensos. Aquela obrigação de saber sobre o que estamos falando some, se esquecermos algo temos nosso material de consulta, ficamos até mais convictos do que estamos fazendo.

Volta e meia meus professores nos dão prova, e na hora da prova eles dizem: Pode usar a apostila e suas anotações no caderno, menos o colega. Na prova escolar, mesmo se for com consulta, não podemos usar o colega, a não ser que seja prova em dupla, ou grupo.

Entretanto na nossa vida as coisas são diferentes; passamos por provas todos os dias, todos os momentos, é algo inevitável, podemos tentar adiar, e talvez até consigamos, mas o que importa, é vamos ter que passar pelas provas em algum momento; não nos escondemos dos problemas pra sempre. Porém temos uma vantagem, as provas da vida sempre são com consulta, podem ser em dupla ou não, além do que, é permitido conferir resposta, e, por último, o professor está sempre dando uma ajudinha . Vamos entender isso.

Temos um livro de consultas, que está livre para ser usado, sem exceções, além do mais, possui um conteúdo de alta importância, nos ajudando em todas as provas: a Bíblia. A Bíblia nos ensina e nos ajuda a passar por várias situações, por toda prova que estamos sujeitos. Às vezes vamos estar a sós nas provas, e às vezes vamos estar acompanhados, dos nossos pais, marido, mulher, irmãos, amigos, seja quem for, pode estar passando pela mesma prova que a gente; assim, um é apoio ao outro. Agora, conferir resposta é algo bem interessante, isso jamais seria permitido na escola, mas podemos fazer isso na nossa vida; existe aquele ditado que diz: Inteligente é aquele que aprende com seus erros, sábio é o que aprende com o erro dos outros. Esse ditado representa bem essa proposta, podemos conferir a resposta de outras pessoas com problemas iguais aos nossos, para que elas nos ajudem com a nossa prova, pessoas mais experientes do que nós.

Claro, o melhor de tudo vem agora, além de todas essas ferramentas que podem ser usadas, nós temos o Professor, o melhor Professor. Ele é excepcional, conhece todas as matérias, não tem pergunta que não saiba responder, e sempre está ao nosso lado. Podemos estar fazendo a prova mais difícil do mundo, mas Deus está lá nos apoiando e oferecendo uma prova com consulta!

Mariana Longo Mendes tem 17 anos, é estudante, trabalha com seus pais na área de Propaganda e Marketing e também escreve poesias.

veja também