Santidade é tão importante assim?

Santidade é tão importante assim?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:32

A carta de II Pedro tem um ponto principal: a crescer em santidade. Vemos isso no início da carta, logo no capítulo 1:

• Versículo 2: Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;

• Versículo 3: Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;

.• Versículo 5: E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,

É isso que Pedro quer dizer com santidade e com crescimento nessas virtudes. E ele escreve esta carta inteira (1:12) para recordar a importância dessas qualidades.

Nesta última seção da carta no capítulo 3, Pedro volta a estes mesmos temas e ainda usa algumas palavras na mesma língua.

• Versículo 14: Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz

• Versículo 17: Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;

• Versículo 18: Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.

A grande idéia é muito clara:

- Evite esses falsos mestres que costuma dizer que vale e pode fazer de tudo;

- Faça um esforço para ser santo;

- Cresça na graça.

Mas por que devemos crescer na graça? Por que deveríamos fazer tantos esforços para aumentar em virtude? Por que cada cristão sinceramente, fielmente, diligentemente deve buscar a santidade? A Bíblia é maravilhosa porque nunca nos dá apenas uma motivação para a obediência. Deus diz mais do que : "Porque eu te disse isso." Ele nos motiva a partir de vários ângulos diferentes e com base em vários motivos.

Eu vejo em 2 Pedro sozinho vinte motivações para a santidade:

1. Nós devemos buscar a santidade, para que possamos nos tornar participantes da natureza divina (1:4).

2. Nós devemos colocar todos os nossos esforços para crescer em santidade, porque Deus já nos libertou da corrupção que está no mundo por causa do desejo pecaminoso (1:4).

3. Nós devemos crescer na graça de modo que não serjamos ineficazes nem improdutivos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo (1:8).

4. Devemos prosseguir com um caráter cristão para não nos cegarmos, e nem nos esquecermos de que fomos purificados dos nossos pecados antigos (1:9).

5. Devemos trabalhar duro para adquirir santidade, a fim de tornar a nossa vocação e eleição mais firmes,e para que não caiamos (1:10).

6. Devemos praticar estas qualidades divinas pois isso são qualidades previstas para uma entrada no reino eterno (1:11).

7. Devemos exercer a piedade, porque Jesus está voltando com grande poder, e nós sabemos que é verdade, por causa da glória revelada no Monte da Transfiguração e por causa das profecias das Escrituras (1:16-21).

8. Devemos andar em obediência a Cristo, porque aqueles que “vagueiam” na sensualidade serão condenados destruídos (2:3).

9. Devemos ser sérios quanto a santidade, porque acreditamos que Deus sabe como julgar os ímpios e salvar os justos (2:4-10).

10. Devemos fugir da impiedade porque aqueles que se regozijam com o pecado são como os animais irracionais, com as almas instáveis, e filhos da maldição (2:10-16).

11. Devemos buscar a santidade, porque o pecado nunca cumpre as suas promessas (2:17).

12. Devemos buscar a santidade, porque aqueles que vivem em seu pecado são como aqueles que retornam à escravidão, retornando para a lama, e retornando ao próprio vômito (2:19-21).

13. Devemos lembrar de sermos santos para não sermos atraídos por zombadores que virão nos últimos dias , seguindo seus próprios desejos pecaminosos (3:3).

14. Devemos aplicar todos os nossos esforços para sermos santos porque o mundo não vai continuar sendo como é agora, os céus e a terra se guardam para o fogo, sendo mantidos até o dia do juízo para a destruição dos ímpios (3:4-7 ).

15. Devemos levar a sério Cristo agora, porque não sabemos quando o Senhor voltará (3:10).

16. Devemos buscar a santidade, porque todas as nossas obras estarão expostas no último dia (3:10).

17. Devemos buscar a santidade, porque o que vivemos nesta vida, será queimada e dissolvida (3:11).

18. Devemos nos esforçar para andar em obediência e arrependimento, porque ao fazê-lo podemos apressar a vinda do dia de Deus (3:12).

19. Devemos viver na justiça agora, porque estamos à espera de novos céus e uma nova terra em que a justiça habitará para sempre (3:13).

20. Devemos exercer piedade para que Cristo seja glorificado agora e até ao dia da eternidade (3:20). Se você quer ver claramente como é necessário o nosso esforço para sermos santos e por que essa busca diligente da santidade é tão importante, II Pedro é o livro para você. Leia, marque, aprenda, e “digira-o” internamente.

Via Teorlogico

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições