Somente Deus não nos decepciona

Somente Deus não nos decepciona

Atualizado: Sexta-feira, 11 Novembro de 2011 as 3:28

Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram (Sl 22.5).

Decepção é uma esperança interrompida acompanhada de mágoas e geralmente vinda de uma pessoa que admiramos e da qual temos uma expectativa elevada. Quando ocorre, ficamos feridos e até mesmo paralisados, sem rumo. Algumas vezes, ela vem acompanhada de traição, o que nos leva a desconfiar das pessoas – e a vida torna-se um tormento para que nos defendamos de novas decepções.

Na Bíblia encontramos alguns exemplos de decepção, como o caso de Geazi, servo de Eliseu. Ele mentiu ao profeta e também a Naamã para ficar com a recompensa pelo milagre, mas Geazi e seus descendentes foram punidos com a lepra que estava em Naamã (2Rs 5.26-27). No texto de hoje, vemos Noé decepcionado com um de seus filhos, que fez fofoca dele para os irmãos. A decepção foi tão grande que Noé amaldiçoou Cam e abençoou os dois filhos que o respeitaram e ajudaram quando estava em dificuldades – atitude que esperava também do mais novo.

Se lembrarmos que Cristo também sofreu decepções aqui na terra – por exemplo, com seus discípulos – compreenderemos que ainda há muitas possibilidades de decepções com as pessoas, pois todas são imperfeitas. Temos de lidar, também, com nossa própria imperfeição. Enquanto somos transformados pelo Espírito Santo e buscamos a santidade, também decepcionaremos a muitos com nossas falhas e atitudes inadequadas.

O único que nunca nos decepcionará é Deus! Nós é que o decepcionamos, muitas vezes. Alguns ficarão decepcionados se o Senhor não atender suas orações – mas então o problema está nas pessoas, que ainda não entenderam o significado da soberania de Deus sobre suas vidas e querem determinar qual será a resposta divina.

Precisamos reconhecer nossas falhas e também as dos outros para que, quando nos decepcionarmos ou causarmos decepção, consigamos perdoar e seguir em frente. - ETS

Somente Deus não nos decepciona.

veja também