Valorize-se, você não está na prateleira

Valorize-se, você não está na prateleira

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:10

Muitos solteiros se sentem na “prateleira” como se o seu coração estivesse a venda para quem quiser comprá-lo. Nesse processo, algumas pessoas acabam jogando a sua autoestima pelo ralo e se submetem a viver de migalhas emocionais. Vendem o seu coração por preço de banana e mergulham em decepções. Isso acontece toda vez que, por não saber esperar, você se entrega a uma nova paixão. Seu coração não é mercadoria e nem está a venda! Seu valor é inestimável! Você é a jóia preciosa do Senhor que custou muito caro lá na cruz do calvário: preço de sangue! 1 Cor. 6:19-20 (NVI) “Vocês não são de si mesmos; vocês foram comprados por alto preço...”

Mateus 10:29-30 (NVI) "Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Então, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!"

Você não é um produto, mas o seu preço é muito alto.  Jóias preciosas não ficam disponíveis para qualquer um vir e experimentá-las, elas ficam guardadas em locais próprios e seguros. Jóias não são para qualquer um, mas só para quem pode arcar com elas. Comporte-se como alguém de valor, ame-se primeiro antes de amar alguém.

Precisamos fazer uma autoavaliação a respeito das motivações e das carências na área sentimental para evitar cair em armadilhas emocionais. A necessidade tende a anular o nosso senso de escolha, porque quando precisamos de algo com muita urgência, a tendência é agir impulsivamente: “para o que está com fome qualquer coisa amarga é doce” (Provérbios 27:7b).  Toda vez que você agir pela necessidade, vai se contentar com qualquer um e isso lhe trará consequências bem desagradáveis.

Muitas pessoas entram em desespero ao ver o tempo passar e isso as leva a relativizar seus critérios em relação ao seu futuro cônjuge. Você tem muito valor e não deve aceitar nada menos do que o melhor de Deus para sua vida. Não negocie princípios por causa de necessidade afetiva ou medo da solidão. A vontade de acertar na sua vida sentimental precisa ser maior que o medo e a carência emocional.

Também existem aqueles que se sentem como se fossem os “compradores” e ficam avaliando corações por aí durante muito tempo e, às vezes, nem decidem nada. São pessoas que, muitas vezes, geram expectativas no outro e depois não são capazes de supri-las. Cuidado com o sentimento dos outros!!! Valorize uma pessoa como Jóia do Senhor, a qual você terá que provar a Ele que é digno dela.

O tempo de estar solteiro não significa estar na prateleira, mas sim um tempo para reconstruir a sua autoestima. Você não tem como amar alguém, sem amar a si primeiro. A ordem bíblica é: ama ao próximo como ama a ti mesmo (Mateus 19:19). Você se ama? Se não, como amará ao próximo?

Neste meio tempo, você descobrirá que o amor que busca está, primeiro, dentro de você e que nenhum relacionamento com alguém poderá desenterrá-lo e ativá-lo na sua vida, é você quem, primeiro, deve tomar posse dele (VANZANT, 2009).

Por isso, este tempo é indispensável para elevar o seu amor próprio e adquirir a liberdade necessária para fazer suas escolhas de forma consciente. Lembre-se que Deus quer que você se sinta um solteiro completo e feliz, em primeiro lugar, para futuramente, fazer seu cônjuge feliz.

Reconheça o valor que está em você. Você não está na prateleira. Quando se amar, de verdade, não se entregará a um relacionamento por necessidade ou por pressão externa, mas fará uma escolha consciente.


por Simone Messina

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições