O Batismo nas Águas é uma experiência especial

O Batismo nas Águas é uma experiência especial

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O Batismo nas Águas é uma experiência especial

 

O batismo nas águas é uma das duas ordenanças que Jesus deixou a sua Igreja. A outra é a cerimônia da Ceia do Senhor. Ambas têm a finalidade de unir nossas experiências físicas às emocionais ou interiores. Elas servem para demonstrar que a salvação em Cristo não é apenas uma experiência mística e sim algo real, que envolve todas as nossas faculdades.

O Batismo é uma experiência marcante para aqueles que o experimentam.

 

É a demonstração pública de uma decisão tomada pessoal e individualmente. Ele está cercado de coragem e determinação porque é uma decisão livre que só a alma que realmente encontrou-se com Jesus pode experimentar.

O batismo é uma demonstração de fé e amor da alma alcançada para com o seu Salvador e, por isso mesmo, esta cerimônia recusa a participação de intermediários ou representantes. A figura de padrinhos e madrinhas utilizadas pela tradição católica romana é completamente estranha à experiência que pretende o Batismo, a qual remete a uma confissão pessoal, convicta e definitiva.

Outra experiência proporcionada pelo batismo e que também é marcante está no compromisso entre aquele que se batiza e a Igreja a qual passa a integrar. É uma emoção excelente a causada pelo afeto em que membros são recebidos e integrados num ambiente de aceitação de fraquezas, limitações e imperfeições no qual está incluso todo homem. O batismo não é uma experiência para perfeitos, nem mesmo é aperfeiçoador, mas é o encontro com aquele que é perfeito e aperfeiçoador, que é justo e justificador e aquele que é santo e santificador dos homens.

O Batismo é uma experiência marcante para a Igreja que o ministra.

 

Levar pessoas ao batismo é mais do que um sentimento de missão cumprida e de obediência a Jesus. É um sentimento de alegria que faz com nossa alma se sinta repleta e dessedentada. É uma experiência marcante porque nos faz participar da história de vida das outras pessoas. De alguma forma, sabemos que a partir dessa cerimônia nossa caminhada se entrelaça e nos tornamos irmãos e, assim, somos conclamados a nos exortarmos, consolarmos e edificarmo-nos uns aos outros.

Uma igreja na qual há batismos é uma igreja que respira o ar soprado pelo Espírito Santo.

Belmiro Inácio da Silva é pastor, Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini.         

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições