Sobre com quem Deus Fala

Sobre com quem Deus Fala

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 03:32

Coluna Pr. Belmiro Inácio da Silva

Sobre com quem Deus Fala

É certo, e simples até, que os homens falem com Deus. Podemos orar e Ele estará nos ouvindo, basta apenas pensar nele e sabemos que ele estará lendo nossos pensamentos. Se passamos apuros, apenas erguemos nossos olhos aos céus e nos sentimos confortados. Deus está sempre acessível e consegue perceber a todos que o procuram. Um Deus que está assim, sempre pronto a ouvir, não é certo que também fale? E se fala, fala com quem e quando?

Uma boa resposta seria a de que "Deus fala aos religiosos dedicados". É fácil aceitar que Deus se comunique com quem está sempre em atitude de reverente conduta religiosa, quem se abstenha de prazeres vividos pelos homens comuns, quem proclame viver para as causas da religião e da fé não se apegando a nada de valor deste mundo. Se Deus tivesse algo a dizer, diria a pessoas assim, sem dúvida.

Uma outra forma de responder seria a de que Deus fala com as pessoas influentes. Deus tem sempre comunicados relevantes e importantes e que não podem ser ditos a qualquer pessoa, quer seja pela capacidade de entendimento, quer pela necessidade de divulgação da mensagem. Que adiantaria falar algo importante para quem não pode fazer nada. Quer ver um exemplo da vida real?

todo trabalho tem problema; sempre sabemos exatamente o que fazer para resolver o problema; nunca fazemos  o que é para fazer pois quem deveria fazer é outra pessoa; essa outra pessoa parece ser sempre a única que não sabe o que deve fazer; passamos o tempo todo em roda de conversa, dizendo que alguém deveria fazer aquilo que todo mundo sabe que precisa ser feito, mas que ninguém o faz. Em uma certa época, quando Deus iria fazer algo que precisava ser anunciado a todo mundo, Ele procurou um porta-voz especial. Era sobre o nascimento do Messias, uma mensagem que precisava ser espalhada rapidamente e a Bíblia nos diz como isso se deu no evangelho de Lucas.

"No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos Governador da Judéia, Heródes, Tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe, Tetrarca da região da Ituréia e Traconites, Lisânias, Tetrarca de Abilene, sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto" - Lucas 3:1-2

Aqui podemos ver bem com quem Deus fala e através de quem Ele fala. Entre tantas pessoas importantes, reis e governadores, sumos sacerdotes e líderes religiosos, entre ricos e poderosos daquela época, Deus falou a João no deserto. Um homem simples que vivia vestido de pelos e se alimentava da comida que podia achar no deserto. Ele não busca pessoas importantes ou depende de homens com influência especial para atingir sua vontade. Não há cargo político ou religioso que determine com quem Deus irá falar ou através de quem sua mensagem irá ser propagada.

Deus sempre falou e continua falando. Ele nada tem a dizer aos homens vazios e frívolos do nosso tempo. Nada diz aos descrentes e de corações gelados, mas tem prazer especial e santo em se comunicar com todos aqueles cuja alma tem sede e desejo do Deus vivo. Deus fala ao homem que busca e nos quais há fé. Deus fala ao homem que quer ouvi-lo e guardar suas palavras.

Que nossos corações saibam discernir a voz de Deus no meio de tantos sons confusos que temos hoje. Que tenhamos tanto desejo em ouvi-lo que nosso coração clame pelo som da sua voz. E assim, Ele saciará todo desejo do nosso coração.

Belmiro Inácio da Silva é pastor da Igreja Batista Nacional em Vila Maria, Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tog nini.         

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições