Cabeça de ponte

Cabeça de ponte

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

No title Texto base: Mateus 13.36-43.

Mas, existe "Cabeça de Ponte?" Sim, existe. E o que vem a ser? Trata-se de uma linguagem militar.

Cabeça de Ponte é quando uma tropa penetra nas fileiras inimigas, abre passagem para o avanço das tropas (como aconteceu com Israel no Suez), neutraliza e vence. Um exército inteiro dos egípcios ficou isolado sem comida e sem água. O Egito ficou completamente fora de combate, no alcance do fogo inimigo e sem saída. A tropa que entra pela brecha inimiga fica praticamente vencida.

Exatamente esse é o trabalho do inimigo de nossas almas: Penetra em nossa mente, invade e mina o terreno da nossa mente, constrói uma cabeça de ponte e domina nosso coração. E ficamos sem saída. Não podemos recuar e nem avançar. E o povo que fica nas mãos do inimigo fica completamente neutralizado e vencido.

Esse é o trabalho que satanás faz em nossas trincheiras. Ele nos ataca no Reino da Certeza.

Ele o faz com dúvidas impiedosas. Em Gênesis 3 temos um quadro dessa realidade: O "general das trevas" foi tratar com a mulher (Eva). É mais fraca e mais fácil de dominar. Pôs em dúvida a Palavra de Deus que era clara e sem sombras de dúvidas. E nessa brecha o inimigo penetrou e venceu. Em Mateus 4 Satanás põe em dúvida a Palavra de Deus. Ele sabe que essa Palavra é a verdade, mas ele lança dúvida no primeiro round da luta, e diz: "Se tu és o Filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em pão". O peso da dúvida esta nessa palavrinha "SE". Satanás sabia muito bem quem era Jesus. Leia Marcos 1.24,25. Disse ao Senhor "Se" para tentar Jesus. Continua o seu ataque infernal: "Se" tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo (Mateus 4). Se conseguisse que o Senhor lhe obedecesse, teria penetrado no mais profundo do coração do Mestre. Satã ainda não se convenceu e continua a abrir ponte no coração do Mestre. Mostra a Jesus os tesouros e as glórias do mundo e diz: "Tudo isto te darei, "Se" prostrado me adorares. Jesus fulminou o terrível inimigo com a arma da Palavra, que é a "Espada do Espírito". E Satanás não conseguiu abrir brecha na certeza de Jesus. E os anjos vieram servir o Filho de Deus.

E, como fez com Jesus, Satanás tenta, com suas dúvidas, penetrar a armadura da nossa certeza de fé. Sopra no nosso ouvido: Deus não é bom, não é fiel, não se interessa por você, não responde às suas orações. Devemos revidar-lhe o golpe, como fez Jesus atacando com a verdade de Deus.

Satanás ataca o crente e procura abrir brecha no REINO DA ESPIRITUALIDADE.

Assesta suas baterias infernais, procurando estabelecer em nossa mente "FROUXIDÃO", trocando o "ouro" da misericórdia de Deus pelo "bronze" como fez o rei Roboão. Para Deus, qualquer coisa serve, por exemplo: o ouro da oração por meras repetições.

O ouro da vida por organizações frias.

O ouro do PODER por mera liturgia.

O ouro da piedade por piqueniques, brincadeiras e quejandos.

O ouro do dízimo pelo bronze das desculpas.

O ouro do testemunho pelo bronze da defesa do Evangelho

O ouro da comunhão por revistas pouco edificantes, pelo bronze do programa de tv.

Satanás sempre engana (João 10.10) e destrói. Ilude o homem com tabaco, drogas químicas, vida de prostituição e imoralidade. Esconde, porém, os resultados finais desses caminhos. Traz o homem sonolento, até o momento fatal, quando a criatura já se afunda no inferno. Uma voz, porém do céu sussurra em seu ouvido: chega de pecar... pare de pecar... Em Cristo há perfeita salvação, mas é agora e não depois.

E NO REINO DA ATIVIDADE, lança a semente da NEGLIGÊNCIA.

Nós, soldados de Cristo, estamos "de corpo e alma empenhados na obra do Senhor, e Satã procura abrir cabeça de ponte". Intenta lançar em nosso coração a semente da negligência: se eu não fizer hoje a obra do Senhor, fá-la-ei amanhã. Satanás quer que paremos a obra do Senhor.

Você pode imaginar o quanto Noé sofreu, quantos ataques do inimigo nos cem anos em que construiu a ARCA?

Quanto Abraão sofreu nos 25 anos em que esperou pelo filho da promessa?

O mesmo sofrimento enfrentou no deserto Moisés e, depois nos 40 anos, conduzindo o rebelde povo de Israel rumo a Canaã.

Josué teve muitas oportunidades de "tirar a mão do arado nos 30 anos na conquista de Canaã".

Elias enfrentou os mesmos problemas com Jezabel, a rainha baalita. Elias foi parar na caverna. Deus lhe perguntou: "Que fazes, aqui, Elias"?

Satanás tentou Neemias que reconstruía a cidade do grande Rei. Sambalate e outros inimigos quatro ou cinco vezes convidaram Neemias para um encontro no Vale de Ono. Neemias respondia, cheio do poder de Deus: "Estou realizando uma grande obra, por isso, não posso descer". E não desceu. O astuto inimigo queria ver a obra do Senhor paralisada.

Temos que VIGIAR (Habacuque 2.1-4) e rechaçar o astuto inimigo com Tiago 4.7 (Resistir e ele fugirá de vós).

O próprio Filho de Deus foi insistentemente desafiado a DESCER DA CRUZ, mas não desceu, mas não cedeu. Permaneceu firme no madeiro que é a nossa vitória na terra e no céu.

Quando você ficar desanimado, desencorajado e prestes a ensarilhar as armas, faça como Tiago 4.7: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós". Ou como Neemias 6.3 "Estou realizando grande trabalho e o diabo será envergonhado".

Enéas Tognini

Enéas Tognini nasceu em 20 de abril de 1914 em Avaré - SP. Formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro. Pastoreou a Igreja Batista do Barro Preto, em Belo Horizonte, e a Igreja Batista de Perdizes, em São Paulo. Viajou por mais de 20 anos pelo Brasil, tornando-se um dos pioneiros da propagação de Renovação Espiritual em nossa pátria. Fundou em 1981 a Igreja Batista do Povo, em São Paulo. Autor de mais de 40 livros, foi condecorado confrade da Academia Evangélica de Letras. Recebeu também o título de Cidadão Paulistano. Atualmente o Pr. Enéas Tognini e Pastor Emérito da Igreja Batista do Povo e Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil. É casado com Élia Tognini, e pai de Dinéa, Edna e Noemi. Tem três netos e um bisneto.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições