Esquizofrenia é uma patologia e significa mente dividida, a pessoa que tem essa patologia basicamente apresenta:
Alucinações = percepção clara e inequívoca de um estímulo inexistente, é mais grave porque atinge aspectos mais primitivos do desenvolvimento.
Delírio = pensamento individual imutável e impossível, e fora da realidade, é mais comum.
Essa patologia é uma doença da personalidade total que afeta a zona central do eu e altera toda estrutura vivencial. Em nossa cultura o esquizofrênico representa o "louco", uma pessoa que traz grande estranheza no meio social devido a sua mente dividida, não conseguindo assim conviver bem com a realidade reconhecida. O esquizofrênico despreza o racional e perde a liberdade de escapar às suas fantasias.
Segundo Kaplan, aproximadamente 1% da população é acometida pela doença, geralmente iniciada antes dos 25 anos e sem predileção por qualquer camada sócio-cultural. O diagnóstico se baseia exclusivamente na história psiquiátrica e no exame do estado mental. É extremamente raro o aparecimento de esquizofrenia antes dos 10 ou depois dos 50 anos de idade e parece não haver nenhuma diferença na prevalência entre homens e mulheres.
Hoje temos vivido situações muito semelhantes dentro das nossas comunidades, pessoas verdadeiramente psicóticas precisando de tratamento, estão liderando cultos e vendo o que Deus nunca mostrou, falando o que Deus nunca falou e prometendo o que Deus nunca prometeria.
A esquizofrenia espiritual (E.E.) tem trazidos traumas ainda maiores para as pessoas que seguem indivíduos com esses sintomas.
Podemos citar o famoso General "Hitler", um típico esquizofrênico que por causa de sua visão não respeita a vida, as pessoas, e faz com que todos trabalhem matando sua personalidade em troca de promessas inalcançáveis.
Jesus conviveu com pessoas assim, religiosos que eram verdadeiros esquizofrênicos espirituais, podemos citar os escribas e farizeus que valorizam o altar mais do que as pessoas, certos sacerdotes e levitas que não conseguem "ver o samaritano" porque estão ocupados com sua religiosidade.
Pessoas que tem a E.E. estão também por toda parte, inclusive nos púlpitos e bancos de nossas igrejas, profetizando em meio aos louvores e oprimindo durante as ofertas. São pessoas que por causa de sua visão subjugam outras sem pena, fazem dos filhos de Deus verdadeiros "Mão de obra da sua visão".
Mas quero dar boas notícias para você, leitor. A esquizofrenia não tem cura, mas a pessoa que tem esse tipo de doença pode ter uma vida normal através de medicação, inclusive constituir uma família e ter um bom emprego.
A Esquizofrenia Espiritual tem cura e isso pode acontecer através de filtrar as Alucinações e Delírios espirituais através da realidade da palavra de Deus.
Não precisamos de um livro apenas, mas precisamos do ESTUDO E PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS. Como diz Tiago, "NÃO SOMENTE OUVINTES ENGANANDO-VOS A VÓS MESMOS, MAS PRATICANTES DA PALAVRA DE DEUS". Até a palavra de Deus sendo mal usada pode trazer engano, mas a prática saudável da Palavra trará cura aos esquizofrênicos espirituais.
Luiz Henrique de Paula é pastor, doutor em aconselhamento e cuidado de família . Presidente do "Conselho Metropolitano de Pastores e Ministros da Baixada Santista", psicanalista clínico, terapeuta de família e comunitário. Luiz Henrique é também conferencista na área da família e colunista da revista "Lar Cristão". Autor dos livros: "Quem manda na família Hoje". "Manual de Discipulado" e "Manual para a Família". Apresentador do programa de TV Família um Projeto de Deus Casado com Jocilaine Amaral Machado de Paula, com quem três filhos: Letícia, Larissa e Luiz Daniel.
Blog do Ministério da Família
http://ministrodafamilia.blogspot.com/
Site do Ministério da Família
Contato para palestras e consultas em psicanálise e terapia de família tel.: (13) 7806-6278
End.: Rua Carvalho de Mendonça, 596 - Vila Belmiro - Santos/SP
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições