Dízimos e ofertas são assuntos de vital importância para a igreja. Mas, antes de falarmos especificamente sobre cada um deles, vamos considerar alguns pontos que irão clarear nossas ideias sobre estes temas e nos direcionar no desenvolvimento deste estudo.
Muitos pensam que dinheiro é um assunto que não pode ser tratado ou ensinado na igreja. Mas, de acordo com Natan Rufino no Seminário "Trabalho, Dinheiro e Dízimo" realizado na IEVV em Patos-PB, a Bíblia está cheia de declarações sobre este assunto. E segundo Natan existem 2085 versículos que falam sobre dinheiro, 215 sobre fé, 218 a respeito de salvação e 500 sobre oração. Isso não significa que o dinheiro seja um assunto mais importante que os outros, mas possivelmente é o mais mal compreendido.
Não é possível falarmos sobre dinheiro, dízimos e ofertas sem falarmos de prosperidade, e mais ainda, não podemos falar de prosperidade sem falarmos de obediência. E o contrário também é verdadeiro. Não tem como falarmos de obediência e prosperidade sem falarmos sobre os dízimos e ofertas. Eles estão intimamente ligados e não tem como considerá-los de forma separada.
No livro de Oséias, o profeta nos diz que o povo de Deus está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento, OSÉIAS 4:6. Muitas pessoas têm sérios problemas na área financeira por não conhecerem ou entenderem os princípios que Deus estabeleceu para a obediência, para os dízimos e ofertas e bem como para a prosperidade. Com isso uns pecam pelo excesso e outros pelo descaso, outros por contribuírem e ofertarem de maneira equivocada ou por não fazê-los, outros por não saberem nada sobre o assunto e outros pela ganância e por se apegarem ao dinheiro e etc.
Existem pessoas seguras no dinheiro, achando que isso é prosperar. Existem pessoas que creem em Deus, mas acham que estão seguras em seus próprios negócios e herança familiar e que isso é prosperidade. Outros estão seguros na sua competência profissional, experiências pessoais, no seu intelecto e em seus conhecimentos acadêmicos, e julgam que por esses recursos alcançarão a plena prosperidade. Ledo engano!
Não podemos servir a dois senhores ao mesmo tempo, MATEUS 6:24.
A nossa segurança deve estar baseada na fidelidade do Senhor, SALMOS 20:7 "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus". É Ele quem nos sustenta e jamais nos deixará, HEBREUS 13:5.
Deus é próspero em tudo, e entrar em aliança com Ele é mergulhar na Sua prosperidade.
Ser próspero é uma decisão pessoal.
Esse estudo irá continuar na parte 2...
em amor,
Roberto e Eleni
Luiz Roberto e Eleni Maciel são diáconos e líderes da Secretaria de Missoes da Igreja Evangélica Verbo da Vida São Paulo - Zona Leste, no bairro de Vila Matilde, liderada pelo pastor Eliezer e Georgia Rodrigues. São formados pelo Seminário Bíblico Verbo da Vida e pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições