Como adorar a Deus com profundidade?

Como adorar a Deus com profundidade?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

''Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem'' (João 4:23).

Adorar é render-se. Reconhecer a nossa inferioridade e a superioridade de Deus, colocando-nos à Sua inteira disposição. A idéia básica é a de submissão. Adorar também é servir. Paulo em Rm 12:1, descreve o corpo entregue a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável. Ofertar a Ele toda a nossa potencialidade, capacidade, inteligência, energia, experiência e dedicação. Servir, como reconhecimento da transformação que Ele operou em minha vida. Ele merece o melhor do meu serviço, como forma de gratidão.

Aspectos para adorar a Deus com profundidade:

1°)Tornar-se amigo de Deus e gastar tempo com Ele. Em João 15:14 está escrito: ''Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu mando''. Jeremias 29:13:  ''Buscar-me-eis, e  me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração''.

2°)Ter a preocupação de derrotar os pecados em sua vida (santidade). Assim está escrito em Isaías 6:5: ''Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exército!'' A intimidade do verdadeiro adorador passa a ser tão profunda que a preocupação leva-o constantemente a se perguntar: ''Será que esta atitude vai agradar a Deus?'', ''Será que isto vai magoar a Deus?'', ''Deus vai concordar com aquilo?''. O genuíno adorador deve estar preocupado em colocar Deus no centro de sua vida!

3°)Aprender a agradar a Deus - O desejo de Deus para o adorador é capacitá-lo a entender o que é agradável ao seu coração. Nas suas orações o verdadeiro adorador deve pedir que Deus se deixe revelar, e Ele certamente se deixará conhecer.

4°)Doação e disponibilidade (Vida com Deus). Relata a Bíblia em ''Romanos 12.1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional''.

Quais os requisitos da adoração?

1º)Amor de todo o coração - uma adoração que se realiza sem objetivo de expressar o nosso amor a Deus (Rm 11:36) falha completamente. Deixa de ser culto a Deus, pois carece da essência, que é o amor. Seu mandamento requer de nós que O amemos de todo coração e alma (Mt. 22:37). A adoração da igreja cumprirá seu objetivo se o louvor, a oração, a mensagem e a música atraírem o coração para a beleza de Deus, revelada na criação, na redenção e na regeneração, através de Cristo.

2º)Amor Integral de Mente - Significa a capacidade de pensar e refletir. A adoração deve ocupar a mente de maneira a envolver a meditação e consciência do homem. Amar a Deus com entendimento (Mc 12:30). Caso contrário, a adoração torna-se uma mera satisfação de ter se apresentado diante de Deus. Apresentou-se no culto e está livre por mais uns dias. Fez seu ato sacrificial, saboreou o alívio da missão cumprida e agora está pronto para receber a proteção divina. Precisamos que o Espírito derrame Seu amor em nosso íntimo (Rm 8:14; 5:5) e nos conceda o ''Espírito de Sabedoria e de Revelação no pleno conhecimento dEle''(Ef 1:17-18), para adorá-Lo com consciência total (Jo 4:23-24).

3º)Todo nosso esforço - Em Mc 12:30, o mandamento requer toda a força do adorador. O termo ''força'' implica no corpo físico desenvolver sua capacidade, talento e força de ação. Significa ''gastar suas energias físicas em atos de amor a Deus''.

Quais os efeitos da adoração?

Visão Transformada - quando vivemos na presença de Deus, temos nossa visão do mundo mudada. O resultado da íntima comunhão com Deus, cria em nós o desejo de colocar a honra de Deus acima da própria segurança física.

Comunhão - a adoração nos aproxima de Deus e das pessoas (1 Jo 1:3). Faz desaparecer as barreiras entre os irmãos (At.2:4).

Segurança - a adoração fortalece a confiança íntima (Fp 4:6-7). É uma ''terapia'' que levanta nossos olhos para o horizonte e nos faz andar confiantes e esperançosos (Sl 37:5; Pv 3:5-6).

Evangelização - um culto digno do Senhor, faz crescer em nós o desejo de testemunhar de Jesus Cristo e anunciar as boas novas. Jesus convidou os discípulos a seguirem-nO (Mt 4:19; Mc 1:17; Lc 5:10), mas os enviou sem obrigá-los a ir (At.1:8). A comunhão com Ele e o Seu poder motivou toda a realização da tarefa missionária.

Adoração é um dos propósitos de Deus para que você tenha uma vida com propósitos.

Roberto de Almeida Marçal  

Roberto de Almeida Marçal é formado em Jornalismo. Nascido num lar Cristão, há 25 anos atua na área de Louvor e Adoração, trabalhando a formação e o discipulado de equipes e dirigentes de louvor congregacional, objetivando o crescimento e a transformação do cárater cristão na formação do ''Adorador''. Foi líder de Louvor e Adoração na PIB do Pará. Em Belém foi o mentor e dirigente do ''Grupo Musical Libertos'' durante 4 anos. Foi líder de louvor e adoração na Igreja Batista de Monte Castelo em Fortaleza/Ce, fundando ali o ''Ministério Oásis'', grupo musical que dirigiu durante 11 anos. No Oásis, foi o mentor e dirigiu durante 8 anos o programa de adoração comunitária ''Garagem de Louvor'', realizado em diversas igrejas evangélicas na cidade de Fortaleza/Ce. Ainda em Monte Castelo promoveu e dirigiu durante 8 anos o 'MUSIART'', evento de adoração comunitária com a paticipação de diversas igrejas evangélicas. Foi líder de louvor e adoração na PIB de Fortaleza, onde durante 4 anos criou e dirigiu o programa ''Gospel Music'', também de adoração comunitária. Desde o ano de 2006 foi consagrado Ministro de Louvor da Igreja Batista Candeias, onde criou o programa ''ADORADOR'' programa de adoração comunitária, o qual vem sendo realizado no 3º sábado de cada mês.

Contato: [email protected]

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições