15 dicas para evitar o desperdício

15 dicas para evitar o desperdício

Atualizado: Domingo, 14 Fevereiro de 2010 as 12

Usar integralmente os alimentos e evitar que quantidades aproveitáveis dos mesmos sejam jogadas no lixo é questão de aprendizado e consciência. Confira 15 dicas super interessantes de como evitar os desperdícios e ter aproveitamento total dos alimentos, veja a seguir:

1. Quando for usar uma metade do abacate, deixe a outra com caroço, isso evita que ela deteriore com rapidez.

2. Não jogue fora os talos de agrião, cenoura, beterraba, couve e outras verduras e legumes. Estes talos contêm vitaminas, minerais e fibras. Limpe, pique e refogue com temperos naturais, você terá um acompanhamento delicioso e nutritivo. Todas as folhas verde-escuro são ricas em ferro. Não deixe de aproveitá-las.

3. Sobras de bolacha não devem ir para o lixo. Despedace e guarde em vidro fechado, utilize para preparar pavês, coberturas de bolos, tortas e outras receitas.

4. A forma mais indicada para cozinhar as verduras e legumes é a vapor, onde são preservados os nutrientes, caso não tenha uma panela adequada, utilize um cuscuzeiro.

"Não jogue fora os talos de agrião, cenoura, beterraba, couve e outras verduras e legumes"

5. Para tornar fresco o pão amanhecido, basta umedecer levemente com água ou leite e levar ao forno quente por alguns minutos.

6. Se o tomate estiver mole, deixe de molho na água fria ou gelada por uns 15 minutos. Ele ficará mais rijo e fácil de ser cortado.

7. Para que o macarrão não grude, regue um fio de óleo depois de escorrer.

8. Caroços de abóbora ou soja torrados com sal servem como aperitivo.

9. Pão velho torrado no forno e ralado serve como farinha de rosca.

10. Com cascas de maçã você pode preparar um maravilhoso chá e também um saboroso suco. Outras cascas de frutas também podem ser utilizadas no preparo de sucos.

11. Quando for comprar frutas, manipule o mínimo possível, assim a fruta será preservada por mais tempo.

12. Sirva a salada separada do molho, assim os restos podem ser guardados separadamente, podendo ser utilizados em outros pratos.

13. Não menospreze as sobras dos alimentos, guarde de forma adequada para não estragar, não esqueça de tomar os seguintes cuidados: conserve na geladeira e procure utilizar logo, guarde em vasilhas limpas, secas e tampadas e nos dias de muito calor observe bem as sobras, se apresentarem vestígios de mau cheiro, bolor ou espuma, jogue fora.

14. Sugestões de como utilizar algumas sobras:

Carnes e aves: assadas ou cozidas: desfie e use para ensopados, risotos, caso seja moídas podem dar ótimos croquetes, recheios para pastéis, saladas ou omelete.

Arroz: bolinhos, canjas, risotos, sopas.

Feijão: tutu, mexido, sopa, salada.

Pão: pudim, torrada, farinha de rosca, rabanada.

Frutas maduras: doces, bolos, sucos, vitaminas e geléias.

15. Faça um corte superficial em volta das batatas. Coloque-as para cozinhar. Após cozidas, coloque-as num recipiente gelado. A casca irá se soltar facilmente e evitar o desperdício do tubérculo.

Por Roberta dos Santos Silva - Nutricionista formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

veja também