A maneira certa de cozinhar macarrão

A maneira certa de cozinhar macarrão

Atualizado: Sexta-feira, 30 Setembro de 2011 as 12:10

Não pense que, para fazer macarrão, basta apenas adicionar massa à água fervente. A história não é bem assim. O prato predileto dos que têm pouca intimidade com o fogão exige alguns cuidados para ficar gostoso. Confira 10 preciosas dicas do banqueteiro João Belezia e de Beto Fernandes, do restaurante italiano Milano Doc, no Rio de Janeiro, e faça o prato de massa virar receita de sucesso.

1. Use 1 litro de água filtrada para cada 100 gramas de massa. E atenção: macarrão não demora para cozinhar. Veja o tempo de preparo indicado na embalagem.

2. 10 gramas de sal é a medida ideal para cada litro de água.  Mas coloque-o na água só depois de ela ferver, antes de acrescentar o macarrão. Se acrescentar antes, ela demora mais para esquentar.

3. Para saber se a massa está no ponto, corte um fio e observe se ainda é possível ver um ponto branco no meio. Está pronta quando ela estiver de uma cor só.

4. Não é necessário acrescentar azeite ou óleo na água para que os fios fiquem soltinhos. Para isso,  o importante é cozinhar a massa em bastante água e mexer algumas vezes. Normalmente os fios grudam quando começam a cozinhar. É necessário soltá-los com ajuda de um garfo longo.

5. Se o macarrão não couber inteiro na panela,não é necessário quebrá-lo. Deixe metade para fora e, assim que a parte imersa na água amolecer, ele irá escorregar. Mexer com um garfo ajuda no processo.

6. Caso vá servir com o molho à parte, dissolva um pouco de manteiga ou azeite no macarrão. O mesmo serve para quando o macarrão for cozido para uso posterior.

7. Use sempre panelas grandes, com mais altura do que diâmetro, e fogão de chama forte.

8. O espaguete é o macarrão mais versátil de todos, diz João. Com ele é possível servir do básico alho e óleo aos mais requintados e extravagantes molhos como, por exemplo, com frutos do mar, bacalhau, trufas.

9. Se não for servir imediatamente, depois de pronta, é preciso resfriar a massa em água gelada. Caso contrário, escorra o macrrão e misture o molho desejado. Vale guardar um pouquinho da água de cozimento para se precisar umidecê-lo.

10. Guarde o macarrão refrigerado e, na hora de servi com seu molho de preferência, passe ele rapidamente por água fervente.

veja também