ABC dos Alimentos

ABC dos Alimentos

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Saiba mais sobre os alimentos: origem, curiosidades, dicas e muito mais...

Você sabia que muitas das plantas que chamamos de legumes são na realidade frutas?

O pepino é uma delas... Leia mais.  

  Abacate

Coco

Laranja

Morango

Abacaxi

Damasco

Limão

Nozes

Acerola

Figo

Mamão

Pêra

Ameixa

Framboesa

Manga

Pêssego

Banana

Goiaba

Maracujá

Tangerina

Caju

Jabuticaba

Maçã

Tamarindo

Cereja

Jaca

Melões e Melancia

Uva

    Abacate Voltar ao Menu Diferente de outras frutas, o abacate só começa a amadurecer depois de colhido. Após o desenvolvimento da fruta, a mesma pode permanecer na árvore até seis meses sem que estrague, portanto uma vez colhido, o abacate verde amadurece em poucos dias.

O abacate é uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros. Deve ser servido cru em forma de creme ou batido com leite se transformando em uma vitamina deliciosa. O abacate cozido se torna amargo. No entanto pode acompanhar pratos quentes como, por exemplo, em fatias sobre um peito de frango grelhado ou misturado a um molho de massa condimentado.

Em outros países é consumido como parte de saladas de verduras e legumes, acompanhados de carnes. É uma fruta muito versátil e de grande valor nutritivo. No entanto, deve-se ter cautela ao consumir, pois cada cento e dez gramas contém cerca de 200 calorias mais do que qualquer outra fruta.

  Abacaxi Voltar ao Menu Também chamado de ananás, o abacaxi tem origem na América do Sul, mas hoje é cultivado em diversas áreas tropicais do mundo, inclusive o Brasil, Havaí, Porto Rico, Cuba, China, México, Sudeste Asiático e África do Sul.

O pico da safra do abacaxi se dá nos meses de dezembro e janeiro apesar de encontrado durante todo o ano. É uma deliciosa opção como lanche ou sobremesa, podendo ser acrescentado às saladas de frutas, grelhado ou assado com frutos do mar, presunto, frango ou em outras carnes.

Quando cozido, o abacaxi amolece devido a um tipo de fibra que mantém a sua estrutura, a celulose.

O abacaxi fresco é um ótimo amaciador de carne vermelha e de aves, quando acrescentado aos ensopados escabeches.

Também é rico em fibras solúveis, o que poderia ajudar a controlar os níveis de colesterol no sangue. Uma xícara com pedaços de abacaxi fresco contém cerca de 75 calorias e fornece 25mg de vitamina C.

Em lata ele não perde nenhuma quantidade significativa da vitamina C. As calorias aumentam quando a fruta está em calda ? uma xícara de suco engarrafado, feito com pedaços da fruta, tem 150 calorias contra 200 calorias de uma xícara de abacaxi em calda.

O abacaxi não amadurece depois de colhido.

Dica:

Na hora de comprar, procure os que têm fragrância e polpa amarela clara ou branca. Marcas castanhas indicam que a fruta está se estragando. Se você comprar a fruta inteira, verifique se é pesada e densa para o seu tamanho e se as folhas estão verdes.   Acerola Voltar ao Menu A Acerola possui uma incrível quantidade de vitamina C ? em 100g da parte comestível da fruta, pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de laranja ou limão.

É recomendada no combate a resfriados, gripes, diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações, disenterias e tuberculoses pulmonares.

É também conhecida como cereja-das-antilhas, nativa do mar das Antilhas, da América Central e do norte da América do Sul, é uma fruta tropical. Além da vitamina C citada anteriormente possui também em grande quantidade as vitaminas A, B1 e B2. Rica em cálcio, fósforo e ferro.

Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, doces, geléias, compotas e sorvetes.

  Ameixa Voltar ao Menu A ameixa é um alimento nutritivo de baixo valor calórico, tanto ingerida em salada de frutas, compotas pudins como em assados ou pratos de carne. A fruta fresca tem em média somente 36 calorias e é uma ótima fonte de fibras importantes para a dieta. Além de fornecer em boa quantidade diversos outros nutrientes como o potássio e a vitamina C.

Dica:

Antes de comprá-la verifique o brilho da casca e se a fruta está levemente macia. A cor varia de uma variedade para a outra e pode não ser um bom indicador de amadurecimento.

As ameixas passadas tendem a ficar moles, com a casca machucada ou descolorida. As mais firmes para amolecerem, podem ficar guardadas por um ou dois dias à temperatura ambiente.   Banana Voltar ao Menu Fonte relativamente boa de vitamina B6, uma banana média (115g) fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Também fornece 2g de fibra solúvel que ajuda a diminuir os níveis de colesterol do sangue.

Cada banana contém aproximadamente 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido. Como o corpo os converte rapidamente em energia, é um dos alimentos favoritos dos atletas. Perde apenas para o abacate (rico em gordura) como fonte frutífera de potássio, mineral que contribui para a função muscular adequada.

A fruta cresce na maior parte das áreas tropicais de todo o mundo e é colhida ainda verde. Quando conservada em temperatura ambiente, amadurece em alguns dias.

Por serem leves e fáceis de digerir, a banana é um dos primeiros alimentos indicados na dieta dos bebês.        

  Caju Voltar ao Menu O caju é uma fruta típica da América do Sul e muito comum no litoral nordestino do Brasil. Sua polpa é rica em vitamina C, a fruta pode ser consumida pura, em sucos, doces, sorvetes e bebidas.

A castanha-de-caju é popularmente conhecida como um afrodisíaco provavelmente devido à sua grande quantidade de calorias. Calcula-se que cada 100g contém aproximadamente 600 calorias, o que lhe confere um poderoso efeito energético.

O suco do caju tem efeitos diurético, depurativo e sudorífero. Alguns médicos naturalistas recomendam a polpa ou o suco nos tratamentos de diabete, eczema e reumatismo e no combate a resfriados e gripes.

  Cereja Voltar ao Menu Existem cerca de 1.000 espécies desta frutinha em todo o mundo. Dentre elas, as de coloração escura, variando do castanho-avermelhado até quase o preto. As de cor avermelhada e as amarelas com manchas vermelhas que são muito doces e maiores. As usadas nas tortas são amargas e menores que as cerejas doces.

As cerejas doces picadas contém cerca de 140 calorias, 20mg de vitamina C e 500mg de potássio. Esses nutrientes são reduzidos quando estão em conserva. Uma xícara de cerejas doces em calda contém 6mg de vitamina C e 150 mg de potássio.

Dica:

Ao comprar cerejas frescas, escolha as frutas bem redondinhas e rijas, com hastes verdes, pois estragam rapidamente.   Coco Voltar ao Menu É muito versátil e nutritivo. No Brasil é fundamental na cozinha baiana, onde entra na composição de pratos doces e salgados. No restante do país é mais comum em pratos doces. A polpa fresca espremida resulta no leite de coco. Desidratada, pode ser conservada por mais tempo.

O coco verde contém a refrescante água-de-coco. Quando amadurece, a quantidade de água diminui e a polpa pode ser usada em diversos pratos.

O coco é originário da Ásia, é bastante usado na culinária da Indonésia e da Tailândia.

Valor nutricional em 100g dos

produtos mais consumidos do coco

Coco maduro

Leite de coco

Água-de-coco

Energia (kcal)

640

240

17

Carboidratos (g)

17

1

6

Proteínas (g)

9

2

0,1

Gordura (g)

60

25

0

Fibras (g)

8

0

0

Potássio (mg)

0

0

160

  Damasco Voltar ao Menu Os damascos são bastante nutritivos, ricos em fibras, contém poucas calorias (cerca de 50 em três damascos frescos e 85 em dez metades secas). Não contém gordura. Rica fonte de beta-caroteno, potássio e ferro.

A fruta seca é bem mais nutritiva que a fresca ou enlatada, pois contém apenas 32% de água, comparada aos 85% de água da fruta fresca.

Alguns damascos secos possuem conservantes à base de sulfitos que podem causar reações alérgicas ou ataques de asma em pessoas suscetíveis, e deixam alguns resíduos pegajosos que ficam nos dentes e podem causar cáries. O salicilato natural dos damascos pode provocar reações alérgicas nas pessoas sensíveis à aspirina.

Figo Voltar ao Menu O figo já é citado na Bíblia no Velho Testamento no relato de que Adão e Eva escondem-se do Senhor atrás de uma figueira, se cobrem com s folhas dessa árvore e depois Deus dá a cada um figo para se alimentarem no caminho.

No Brasil, o figo começou a ser plantado pelos portugueses no século XVI. É da família das moráceas. Existem mais de 150 variedades de figos, que vão do branco ao verde, marrom, vermelho, roxo até o preto. A casca é fina e delicada e a polpa rosa ou vermelha, cheia de grãos minúsculos.

Normalmente o figo é consumido ao natural. A casca não deve ser consumida, pois é comercializada com uma camada de sulfato para melhor conservação. É consumido também em saladas de frutas e verduras, como recheio de tortas, bolos, como musses, cremes e molho. Os figos verdes ou maduros são usados para doces em calda ou cristalizados e para fazer doces em pasta.

O figo possui um elevado conteúdo em açúcar, o figo seco é um dos principais alimentos consumido por atletas.

Cada 100g do figo fresco possui 64 calorias, 100g do figo em conserva possui 88 calorias contra 255 calorias do figo seco.

Dica:

Compre sempre figos inteiros (macios, mas firmes), sem partes moles e sem bolor. O ideal é consumi-los até 3 dias depois de comprados. Por estragarem com facilidade, devem ser guardados na geladeira, sem lavar e sem colocá-los uns sobre os outros.   Framboesa Voltar ao Menu As framboesas, tanto as silvestres quanto as cultivadas contêm poucas calorias e são ricas em vitamina C. Uma porção de meia xícara de framboesa contém 30 calorias e 15mg de vitamina C.

As sementes da framboesa contêm uma fibra insolúvel que ajuda a prevenir a prisão de ventre. A fruta, uma vez colhida, deve ser consumida rapidamente. Congelada, a framboesa se mantém por aproximadamente um ano.

  Goiaba Voltar ao Menu A goiaba também é uma fruta tropical, originária da América do Sul e do Caribe. A cor da polpa varia de rosa escura, vermelha, amarela ou branca.

Essa fruta possui quase 5 vezes mais vitamina C que a laranja, cada 100g de goiaba contém 275 mg de vitamina C comparado com 57mg da mesma quantidade da laranja.

Além da vitamina C é uma boa fonte de ferro e potássio. É uma fruta de baixa caloria (60), sendo uma ótima opção de sobremesa.

Dica:

As goiabas devem ser escolhidas de acordo com sua firmeza. A fruta deve estar firme, mas não dura. Sabemos que a fruta está madura quando a casca cede um pouco ao ser pressionada.     Jabuticaba Voltar ao Menu A jabuticaba é boa fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo, e possui vitaminas do complexo B, assim como uma boa quantidade de vitamina C.

  Jaca Voltar ao Menu A jaca é uma fruta rica em carboidratos e boa fonte de minerais, principalmente ferro. Possui também boa quantidade de proteínas e vitaminas A, C e do complexo B. A polpa da fruta, consumida ao natural, é um pouco indigesta.

  Laranja Voltar ao Menu A laranja geralmente está associada à vitamina C, contendo cerca de 70 mg desta vitamina, uma quantidade maior do que as necessidades diárias de um adulto. É uma das frutas mais populares. Possui quantidades menores de outras vitaminas como beta-caroteno, tiamina, fosfato e potássio.

Tem baixo teor calórico, uma laranja contém aproximadamente 60 calorias. A grosso modo, meia xícara de suco de laranja recém-espremido, tem a mesma quantidade de nutrientes encontrados na fruta fresca.

Dica:

Os sucos industrializados perdem a maior parte da vitamina C e alguns sais minerais durante o processamento. Geralmente são embalados sem adição de açúcar exceto os mais concentrados (na forma de xarope já adoçado).   Limão Voltar ao Menu

Originário da Índia, onde era usado como remédio e condimento. Possui também uma grande concentração de vitamina C. No Brasil chegou apenas no século 16.

O limão possui diferentes variedades em sua forma, tamanho, cor, textura da casca e quantidade de suco e de sementes. As mais conhecidas são: limão galego, siciliano, cravo e taiti.

Tem uma grande diversidade na culinária: é um antioxidante natural, seu suco pode ser usado para evitar que algumas frutas como maçã ou banana escureçam depois de cortadas ou evitar que legumes e frutas percam a cor quando cozidos.

Seu suco também é utilizado para temperar saladas ou marinadas, no preparo de maioneses e molhos. Além claro de ser usado no preparo de bebidas e drinques, no Brasil a famosa caipirinha.

É usado também na confeitaria, tanto seu suco como sua casca ralada enriquecem o sabor e aroma de tortas, bolos, cremes e biscoitos. Cortado em rodelas é usado para decorar pratos.

O limão também auxilia a disfarçar a falta de sal em alimentos preparados para pessoas com pressão alta

Dica:

Ao escolher os limões, selecione os mais pesados em relação ao tamanho e os mais aromáticos. Se a casca ao pressionada ceder levemente o limão está maduro. Devem ser conservados em geladeira em sacos próprios para alimentos. Já os mais verdes devem ficar em local fresco, arejado e seco. Para aproveitar todo o aroma e frescor do limão, procure parti-lo no momento de usá-lo.   Mamão Voltar ao Menu O mamão é conhecido como um facilitador das funções intestinais. O suco feito com laranja é muito apreciado. As sementes do mamão que geralmente são jogadas fora, se desidratadas podem ser usadas como pimenta.

Sua origem é na América Central, os mamões são altamente cultivados em regiões de clima tropical. Também contém vitamina C e beta-caroteno como a maioria das frutas alaranjadas.

Na cozinha dá um sabor adocicado a aves e peixes. Pedaços da fruta adicionados a um cozido amaciam a carne.

  Manga Voltar ao Menu Muito popular no Brasil e em outros países tropicais. Nos países da Europa e Estados Unidos é considerado uma fruta exótica.

Existem centenas de variedades dessa fruta. Algumas chegam a pesar 6 kg, porém as mais comuns pesam de 500 a 600g. No Brasil as mais facilmente encontradas são a manga-espada, manga-rosa e carlotinha.

É uma fruta rica em beta-caroteno que o organismo transforma em vitamina A, vitamina C e Vitamina E, potássio ferro, além de uma fibra solúvel importante para o controle do colesterol no sangue, a pectina.

Geralmente a manga é colhida e transportada ainda um pouco verde, mas a casca, no momento da colheita, deve estar um pouco amarelada. Conforme o amadurecimento a casca vai se tornando alaranjada ou avermelhada.

Pode ser consumida ao natural, em salada de frutas ou como ingrediente de sobremesas como musses e sorvetes, além de ser também bastante consumida em suco. Já na Índia é usada como ingrediente de molhos que acompanham carnes.

Dica:

Manchas grandes escuras significam que a polpa está machucada. Se a casca estiver completamente verde, a polpa poderá não amadurecer. Quando passa do ponto a casca fica enrugada.

Um cheiro doce característico significa que a manga está madura.

Se você colocar a manga verde dentro de um saco de papel em dois ou três dias ela amadurece. Não coloque diretamente sobre o sol, pois pode comprometer o sabor. A manga madura deve ser consumida o quanto antes, mas na geladeira dura até 3 dias.   Maracujá Voltar ao Menu O maracujá tem propriedades depurativas, sedativas, adstringentes e antiinflamatórias. Suas sementes atuam como vermífugos. Acredita-se que o chá de suas folhas atua como calmante, é um antitérmico eficaz e ajuda no combate às inflamações cutâneas.

É fruta de uma planta originária do Brasil, cuja beleza de suas flores impressionou muito os colonizadores portugueses que as relacionavam a paixão de Cristo. Por este motivo o nome de seu gênero botânico ficou sendo: passiflora: pasio (paixão) + flos, oris (flor).

Ao natural é uma fonte razoável de carboidratos e rico em minerais como o fósforo, ferro e cálcio, além de conter as vitaminas A e C e vitaminas do complexo B.

  Maçã Voltar ao Menu Excelente fonte de fibra, a maçã ajuda a reduzir níveis de colesterol no sangue e por absorver grandes quantidades de água do trato intestinal, também ajuda a prevenir a prisão de ventre.

É considerada o lanche ideal por ser fácil de carregar, saborosa, mata a fome e tem poucas calorias. Um pedaço médio (150g) tem em média, 90 calorias. O miolo possui ainda uma pequena quantidade de potássio e ferro e a casca possui beta-caroteno.

Curiosidade:

A fruta é considerada uma espécie de escova de dente natural. Embora não limpe os dentes, ela realmente ajuda na higiene bucal. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e o sabor aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca evitando as cáries.   Melões e Melancia Voltar ao Menu Os melões e melancias são muito nutritivos apesar de maior parte de sua constituição ser de água. Fornecem vitamina A e C, potássio e outros minerais. Uma porção (100g) de cada uma dessas frutas contém de 25 a 30 calorias.

O melão maduro tem uma fragrância intensa, se colhidos antes de amadurecer eles não continuam o processo de amadurecimento, nunca atingem o seu melhor sabor. Para saber se o melão está maduro, procure na área do talo uma cicatriz lisa e ligeiramente funda.

A melancia madura deverá chacoalhar ao ser sacudida, pois as sementes se soltam quando amadurece. Uma pancada na fruta deverá produzir um som ligeiramente oco.

  Morango Voltar ao Menu Mais uma fruta rica em vitamina C, fosfato e potássio,possui também fibras que podem prevenir diversos tipos de câncer.

O saboroso morango é típico do verão de temperaturas amenas na Europa, é uma das frutas mais conhecidas no mundo. Fruta utilizada na produção de sucos, geléias, iogurtes, leites aromatizados e sorvetes. A sobremesa morango com chantilly é a preferida de muitas pessoas.

É encontrado durante todo o ano sendo os melhores meses para consumir de junho a outubro quando a produção no Brasil está no auge.

Dicas:

Compre morangos de bom aspecto: tamanho médio, vermelhos viços e talos bem verdes. Para evitar o mofo lave a fruta pouco antes de servir.

Podem ser estocados inteiros na geladeira por poucos dias, quando fatiados perdem a vitamina C gradativamente.   Nozes Voltar ao Menu Originária da Ásia chegou à Europa por volta do século IV, trazida pelos romanos. Combina com pratos doces e salgados, é um alimento nutritivo, de alto valor energético e de sabor levemente amargo.

A noz contém 86% de gordura insaturada (aquelas que fazem bem à saúde). São ótimas fonte de potássio, magnésio e cobre. Numa quantidade razoável possui também a vitamina B6, ácido fólico e tiamina.

Dicas:

Procure comprar sempre as nozes com casca, pois duram o dobra das descascadas. Se for necessário comprar as descascadas, procure adquirir as embaladas a vácuo, pois são mais frescas e saborosas.

Escolha as frutas mais cheias e pesadas para o tamanho. Despreze as com rachaduras, quebradas, com as cascas enrugadas ou descoloridas. Antes de comprar quebre uma noz para verificar se não está rançosa.

Para conservar as nozes no freezer, enrole-as em sacos próprios para alimentos, frescos e com pouca luz. Assim podem ficar armazenadas por até seis meses.            Pêra Voltar ao Menu A maior concentração da vitamina C da pêra está na sua casca por isso deve ser consumida com a mesma.

É chamada de ?fruta-manteiga? pelos europeus devido à sua textura macia. É ideal para o lanche, na sobremesa e até mesmo como acompanhamento.

Uma pêra de tamanho médio possui menos de 100 calorias. As pêras secas contêm mais calorias que as frescas. Já as enlatadas perdem maior quantidade de vitamina C devido ao fato de terem sido descascadas e aquecidas. Geralmente também são ricas em calorias.

  Pêssego Voltar ao Menu Versátil e nutritivo, o pêssego fresco é uma fonte calórica de vitaminas antioxidantes. Uma fruta de tamanho médio contém apenas 35 calorias. É rico em fibra solúvel, a pectina que ajuda a reduzir o colesterol sanguíneo. Os enlatados e congelados têm níveis reduzidos de vitamina A e C e contém mais calorias que os frescos.

O pêssego é uma fruta muito saborosa que pode ser consumido fresco, acrescentado a saladas de fruta e até mesmo cozido com carnes e aves. Pode ser assado, grelhado ou escaldado para fazer bolos, tortas e outras sobremesas.

Dica:

Ao comprar pêssegos verdes, coloque-os em um saco de papel e deixe-os em temperatura ambiente para apressar o amadurecimento. As frutas maduras devem ser guardadas na geladeira.

O pêssego deve ser pesado, que é um sinal de poupa suculenta além de possuir um odor doce. A pele deve ser macia e com uma tonalidade amarelada ou avermelhada. Evite pêssegos machucados.   Tangerina Voltar ao Menu Originária da China, também chamada de mexerica, bergamota, mandarina e laranja-cravo é uma fruta cítrica doce de casca quase que totalmente solta. Mais do que qualquer outra fruta cítrica, as tangerinas são mais ricas em vitaminas A (na forma de beta-caroteno). Sua safra é geralmente no inverno.

As tangerinas também são conhecidas em outras partes do mundo.

Clementina: não tem sementes e é menor e mais doce que a maioria das outras variedades. São chamadas às vezes de tangerinas algerianas, mas a maioria é proveniente da Espanha ou de Israel.

Tangelo: um híbrido de tangerina e grapefruit se parecem com uma laranja. Possui cheiro mais forte do que a tangerina e é mais doce que grapefruit.

Tangor: conhecido também como laranja do templo, parece com uma tangerina, mas tem sabor parecido com o da laranja. É suculento e contém muitas sementes.

Tangerina doce: também conhecida como morcota, esta variedade tem uma pele mais esverdeada do que as outras tangerinas, mas a polpa é mais laranja e o sabor mais doce.

Satsuma: umas das variedades de tangerina são um pouco maiores que as clementinas quase sem sementes e com casca bem fina. O Japão é o principal produtor.

  Tamarindo Voltar ao Menu De origem indiana (tâmara da Índia). O tamarindo é classificado como leguminosa. Possui um alto teor de ácido tartárico, um potente estimulante das glândulas salivares. É rico em sais minerais e em carboidratos, o que torna o tamarindo uma das frutas mais calóricas. Cada 100g da polpa contém 340 calorias.  

O tamarindo pode ser usado no preparo de sucos, doces, bolos, sorvetes, bebidas, licores, xaropes e como tempero para aves e carnes. O passo inicial para usar o tamarindo é preparar a polpa.

Dica:

Escolha as frutas com casca inteira, preferindo as mais pesadas. Evite comprar frutas verdes, cujas cascas não são quebradiças.   Uva Voltar ao Menu A uva é uma das mais antigas e abundantes frutas do mundo e é cultivada em 6 dos 7 continentes. A maior parte da fruta cultivada anualmente no mundo inteiro é fermentada para produzir vinho.

As uvas são divididas em duas espécies principais: a européia, que engloba a maioria das variedades usadas para consumo direto e para produção de vinho, e a americana, que pode ter sua casca removida facilmente e que é principalmente utilizada na produção de geléias, gelatinas e sucos.

O tipo europeu é o mais nutritivo das duas variedades, mas nenhum dos dois se destaca em termos nutricionais quando comparados a outras frutas. A maioria contém grande quantidade de potássio e ferro.

As cascas das uvas contêm um pigmento vegetal que regula os níveis de colesterol no sangue.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições