Açúcar e Adoçantes: qual o melhor produto?

Açúcar e Adoçantes: qual o melhor produto?

Atualizado: Terça-feira, 16 Fevereiro de 2010 as 12

Hoje, no mercado, é fácil encontrar novidades em relação a alimentos light e adoçantes dietéticos, principalmente voltados ao público que deseja emagrecer.

São vários os tipos de produtos direcionados para o emagrecimento e Cyber Diet discutirá nesta matéria açúcar e adoçantes dietéticos. Qual o melhor produto a ser consumido para cada pessoa e quais as vantagens e desvantagens de cada produto.

O açúcar refinado é um alimento que vem sendo substituído por adoçantes dietéticos e até por açúcar light, que contém açúcar (sacarose) e adoçante (sucralose). Isso devido aos efeitos indesejáveis do açúcar, como cárie dental, aumento na produção de insulina, aumento de peso, entre outros.

Se você não consegue se adaptar com o cafezinho com adoçante, saiba que existem outras opções, como o açúcar light.

Além disso, o açúcar refinado não possui nutrientes que possam ser fornecidos ao organismo, devido ao processo de refinamento. Já o açúcar mascavo não passou por este processo e também não contém aditivos químicos, sendo considerado produto natural. Dessa maneira ainda é rico em nutrientes como cálcio, ferro, potássio, magnésio, fósforo, sódio, flúor e cobre. Possui também vitaminas como A, D, E, C e vitaminas do complexo B.

Para as pessoas que desejam emagrecer o ideal é consumir os adoçantes dietéticos. As opções são várias, sendo que existem adoçantes que são melhores empregados para adoçar sucos, vitaminas e café, por exemplo, que é o caso de adoçantes dietéticos como frutose, aspartame, sucralose, sorbitol, entre outros. Já para adoçar preparações ou alimentos que vão ao forno ou são submetidas a altas temperaturas, são indicados adoçantes dietéticos como, ciclamato, manitol, sacarina, acessulfame-k e sucralose.

Mas, há quem não consiga tomar o seu cafezinho com adoçante, quem já experimentou todos os tipos e não gostou ou não se acostumou. Neste caso, pode ser consumido o açúcar light que possui um tipo de adoçante na sua composição, a sucralose que adoça mais que o açúcar refinado, sendo necesssária uma quantidade menor de açúcar light para adoçar do que de açúcar refinado. Apesar de apresentarem as mesmas calorias por grama ( o açúcar light e o açúcar refinado apresentam em 3 g = 12kcal).

Diabéticos devem evitar além de açúcar refinado, mascavo e light, alguns adoçantes dietéticos como frutose, sorbitol, manitol. Os outros podem ser consumidos, porém é sempre importante estar atento às recomendações de médicos e nutricionistas.

Com base nas informações acima, experimente e verifique quais os melhores produtos para você, visando sempre o seu objetivo: emagrecer, ter uma vida saudável ou restringir a ingestão de açúcar devido a alguma doença. Faça uma boa escolha!

veja também