Alimentos orgânicos chegam à alta gastronomia da cidade

Alimentos orgânicos chegam à alta gastronomia da cidade

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A denominação orgânico faz alusão a alimentos que não levam em sua produção nenhum produto químico sintético nem são tratados à base de fertilizantes, pesticidas ou modificação genética. Não mais restrito a grupos vegetarianos e restaurantes naturebas, a moda dos ingredientes naturais já chegou a estabelecimentos de alta gastronomia.

Para Renato Caleffi, chef do Le Manjue Bistrô, que reabre suas portas em junho em um novo endereço, na Rua Domingos Fernandes, 608 – Vila Nova Conceição, o orgânico anda junto ao funcional (natural). Especializei-me na gastronomia funcional. Com o tempo e as experiências que tive em minha carreira, passei para a orgânica.

Após voltar da Espanha, onde aprendeu mais sobre essa cozinha, Caleffi sentiu falta de um restaurante que casasse sustentabilidade, qualidade e sabor, o que poderia ser uma nova tendência no Brasil. Foi assim que surgiu a ideia do Le Manjue Bistrô, que tem como carro-chefe o Jambalaia (risoto de shitaque, maçã e frango com curry). Como sobremesa, ele destaca o crepe de morango com chocolate e quinua.

No Vegethus, restaurante vegano que também é freqüentado por curiosos sobre esse conceito e simpatizantes, o chope orgânico é o produto mais inusitado. Para o proprietário, George Guimarães, o produto é um ótimo atrativo gastronômico. O chope, de sabor mais intenso e coloração acobreada, custa 5,50 reais.

Sustentabilidade é a filosofia implementada pelo chef José Barattino na cozinha do restaurante Emiliano. Ele organizou uma parceria com um grupo de pequenos produtores rurais. Na casa, além das verduras e legumes, também é possível encontrar no cardápio chás, laticínios, açúcar, cachaça e até vinhos orgânicos.

A Adega Santiago trabalha com produtos orgânicos desde a abertura, em 2006. Um bom exemplo é a carne utilizada no prato bife da Adega. O restaurante também trabalha com ervas e folhas para salada orgânicas _ que variam conforme a estação _ e suco de uva natural.

A onda dos alimentos orgânicos também chegou aos cafés, como é o caso da cafeteria Ekoa, que oferece o expresso natural. Os sócios e irmãos Henrique e Marisa Bussacos introduziram o conceito na casa, que fica em Pinheiros. Desde a infraestrutura (madeira e tinta da cafeteria) à água utilizada e aos produtos servidos são comprados e elaborados com a preocupação da sustentabilidade.

A chef e nutricionista Silvana Cintra diz acreditar que características originais como aroma, cor e sabor são preservadas, pois o cultivo de alimentos em solos equilibrados favorece o crescimento de plantas mais saudáveis.

O grande problema dos alimentos orgânicos ainda é o preço: por ser uma produção em baixa escala, ter uma procura pequena no mercado e seguir uma exigente regulamentação de técnicas de plantio, os ingredientes são mais caros que os comuns.

Fonte Veja SP

Postado por Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições