Aprenda a escolher o peixe para o almoço de Páscoa

Aprenda a escolher o peixe para o almoço de Páscoa

Atualizado: Quinta-feira, 1 Abril de 2010 as 12

O peixe é o alimento mais comum na mesa dos paulistas nos almoços de Páscoa, porém é preciso ter cuidado na compra e na conservação do produto. O pescado é nutritivo, fonte de proteínas, sais minerais, vitaminas e gorduras, mas também é um produto altamente perecível. Alguns cuidados ajudam na hora de escolher um produto saudável.

No caso específico do bacalhau é importante ficar atento à aparência do peixe, recusando o produto que apresentar manchas avermelhadas na carne ou pintas pretas no dorso. Essas marcas indicam presença de bolor e deterioração.

É importante lembrar que a mercadoria deve ser cortada no tamanho desejado e molhada em água corrente por pelo menos 10 minutos antes de ser colocada de molho para o dessalgue.

Quem optar pelo camarão cru fresco deve observar se a carne está firme e de cor branca acinzentada. Já o produto congelado deve ter o corpo curvo, não deixando escapar com facilidade as pernas e a cabeça.

Segundo o diretor da Divisão de Alimentos do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), William Latorre, é importante também ficar atento à higiene do ponto de venda. “É preciso observar se a banca está limpa, se os manipuladores estão limpos. E, principalmente, se o produto não está exposto a insetos”, alerta.

Confira algumas dicas importantes antes de comprar o pescado fresco:

Os olhos devem estar brilhantes e salientes; As guelras avermelhadas e sem muco; As escamas têm que estar aderentes à pele e não devem soltar com facilidade; A pele deve estar brilhante e úmida; A carne deve estar firme, aderente às espinhas e resistente à pressão dos dedos; O peixe não pode cheirar mal;  Postado por: Felipe Pinheiro

veja também