Aula de culinária é incentivo para a prática de idiomas na Escola Internacional de Alphaville

Aula de culinária é incentivo para a prática de idiomas na Escola Internacional de Alphaville

Atualizado: Segunda-feira, 17 Março de 2008 as 12

Jovens estudantes usam as aulas de culinária para falar inglês

Na cozinha experimental da Escola Internacional de Alphaville as crianças têm a oportunidade de "botar a mão na massa" de uma maneira realmente diferente. Nas aulas de inglês, os alunos, a partir da educação infantil, aprendem o idioma enquanto preparam pizza e cookies e decifram os aspectos lingüísticos das receitas culinárias numa atividade mensal, batizada de Cooking Class.

"A aula é toda contextualizada em inglês e têm por objetivo desenvolver o prazer pela língua, ao mesmo tempo que instiga o interesse pela prática de uma atividade divertida, lúdica e responsável, que é cozinhar", declara Norma Ragghianti, diretora pedagógica da Escola Internacional.

As receitas mensais são elaboradas por Viviane Nogueira Lauretti Zagato que, além de dar aulas de inglês, também é nutricionista. "Os alunos trabalham o vocabulário das receitas e os seus textos. Eles praticam inglês de maneira dinâmica e divertida, além de despertar os valores de organização, colaboração e cooperação, conduzindo-os à autonomia", explica a professora.

A aula de Cooking Class foi criada para inserir os alunos da educação infantil e ensino fundamental também em outros cenários pedagógicos, com desenvolvimento do raciocínio matemático, da linguagem (praticada em outro idioma) e da própria convivência social.

Uma vez por mês, as crianças colocam a mão na massa e vivenciam inúmeros conceitos pertinentes ao desenvolvimento infantil - medidas, nomes de objetos, nomes de alimentos, ingredientes, comidas típicas de muitos países, bem como a construção de hábitos saudáveis de alimentação e de higiene.

"Os alunos adoram a aula e sempre pedem mais. Talvez porque as atividades desenvolvidas em nossa cozinha experimental sejam, na verdade, uma saída pedagógica para alterar rotinas, dando às crianças a oportunidade de se descontraírem, relaxarem, divertirem-se e se sentirem felizes?, declara Norma.

Mais sobre a Escola Internacional de Alphaville

Escola brasileira de educação internacional, com foco na formação de jovens líderes e empreendedores, a Escola Internacional de Alphaville, localizada na região de Barueri, São Paulo, foi construída em 1999 por uma família de educadores e se transformou em uma das mais modernas escolas do País.

No Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), em 2007, ficou entre as cinco escolas mais bem classificadas na prova objetiva, chegando ao primeiro lugar entre as instituições de ensino de Alphaville e região. A Escola Internacional de Alphaville também mantém altos índices de aprovação nos vestibulares nacionais.

veja também