Batata in natura é mais saudável, diz pesquisa

Batata in natura é mais saudável, diz pesquisa

Atualizado: Quinta-feira, 4 Março de 2010 as 12

A Proteste Associação de Consumidores analisou cinco marcas de batata frita congelada e concluiu que o consumo deste produto frito deve ser esporádico. Do ponto de vista nutricional a melhor opção ainda é a batata in natura. Em qualquer forma de preparo a batata feita em casa tem menos calorias e gordura que a batata pré-frita congelada, mesmo quando preparada no forno. As marcas testadas foram: Sadia, Lutosa, McCain, Bonduele e Perdigão.

Não foram detectados gordura trans ou colesterol em nenhum dos modos de preparo e presença da acrilamida (uma substância potencialmente cancerígena formada quando os alimentos são submetidos a temperaturas acima de 175ºC). Mas após a fritura foi detectada uma quantidade razoável de gordura saturada que pode levar ao entupimento de artérias. Quando preparadas no forno a quantidade de gordura retida nas batatas diminui. A Perdigão foi a batata mais calórica e a que trouxe maior quantidade de gordura quando preparada no forno.

Para o preparo no forno a que teve melhor desempenho foi a Sadia e a melhor relação custo benefício foi a Lutosa. A avaliação completa está na revista ProTeste nº 88, de março, que é distribuída exclusivamente aos associados. E também está no site da entidade (www.proteste.org.br).

Os consumidores que degustaram as batatas testadas, em geral, as acharam mais gostosas quando fritas. Mas as batatas assadas também agradaram. No preparo no forno a Perdigão foi a que mais agradou. Já a batata frita tradicional não agradou muito pelo aspecto visual.

O Proteste analisou também a quantidade de gordura saturada, maléfica ao coração, para apontar quais as marcas indicadas, quando preparadas no forno, conforme a faixa etária. Concluiu que para crianças menores de três anos a única marca aceitável é a McCain se preparada no forno.

Entre crianças de quatro e seis anos todas as marcas podem ser consumidas, mas a McCain possui menos gordura saturada que as demais. Crianças com mais de sete anos podem consumir todas as marcas quando as batatas forem preparadas no forno. Sadia e McCain são as mais indicadas nessa faixa etária.

Ao comprar batata frita congelada é preciso observar também os preços. A McCain, marca mais encontrada na pesquisa de preço apresentou uma diferença entre o menor e o maior de quase 90%. Ou seja, com o preço de uma mais cara daria para levar duas no local mais barato.

Na análise dos rótulos foi verificado que a batata congelada Perdigão não indica que é um alimento pré-frito e ainda se intitula "escolha saudável". Isso leva o consumidor a crer que se trata de um produto diferente do realmente ofertado. A Proteste solicitou ao fabricante mudança na informação. Nenhum produto pré-frito pode se denominar: "escolha saudável".

veja também