Chocolate reduz risco de ataque cardíaco

Chocolate reduz risco de ataque cardíaco

Atualizado: Quarta-feira, 10 Novembro de 2010 as 12:09

Uma pesquisa americana afirma que mulheres que comem chocolate amargo uma ou duas vezes por semana podem reduzir o risco de doenças cardíacas em até 32%. No entanto, as que comem todos os dias não têm o mesmo benefício. A pesquisa foi publicada em uma revista científica da Sociedade Americana do Coração. O estudo mostrou que o consumo de até duas porções de 19 a 30 gramas de chocolate amargo por semana reduz em até 32% o risco de doenças do coração. Quando a quantidade de chocolate aumentou para até três porções, o índice caiu para 26%. A redução de risco foi nula nas mulheres que consumiam chocolate amargo todos os dias.

A pesquisa ressalta também que comer muito chocolate não é saudável, por causa do alto índice de açúcar e gordura, que ajudam a promover ganho de peso. No entanto, o chocolate contém altos índices de flavonóides, uma substância que diminui a pressão sanguínea e protege contra doenças do coração.

"Não se pode ignorar que o chocolate é relativamente intenso em calorias e que grandes porções consumidas habitualmente aumentarão o risco de ganho de peso. Mas se você vai se dar um agrado, chocolate amargo é provavelmente uma boa opção, desde que consumido com moderação", afirma Murray Mittelman, um dos autores do estudo, da Beth Israel Deaconess Medical Center, de Boston.

veja também