Comida saudável e rápida

Comida saudável e rápida

Atualizado: Sexta-feira, 29 Outubro de 2010 as 11:28

Falar em fast food ainda leva muita gente à pensar apenas nas grandes redes de lanchonete. Mas se engana quem acha que comida rápida é sinônimo só de sanduíches gordos. O temaki - cone típico japonês feito com alga e recheado com diversos ingredientes -, por exemplo, é uma opção cada vez mais apreciada por quem busca pratos que não demorem para chegar à mesa e sejam, ao mesmo tempo, saudáveis.

"Eu mesmo, quando saía das festas, na madrugada, queria uma opção rápida e leve. Sempre optava pelo temaki", conta Roberto Satoru, proprietário da Ícone Temakeria, no Itaim Bibi. Segundo o empresário, jovens na faixa dos 25 aos 30 anos são maioria entre os amantes da iguaria. "Mas as famílias e a molecada também têm se reunido para prová-la"

Curioso ao percorrer endereços especializados em tal comida é descobrir que seus sabores vão hoje muito além do tradicional arroz com salmão (ou outro peixe) cru, maionese e cebolinha. Na própria Ícone, pelo menos 13 receitas super diferentes são servidas. Caso da tropical, que leva abacaxi e do temaki aberto.

Outro estabelecimento que aposta em recheios fora do comum é a Makis Place. Dá para imaginar, por exemplo, temaki de salmão defumado com cream cheese e abacate? Pois a casa vende. "Fizemos várias pesquisas e vimos que em outros países estas misturas são muito consumidas", explica Gustavo Toja Frachia, dono da Makis Place. "Temos cerca de 70 sabores, muitos criados pelo próprio freguês, que pode montar seu cone como quiser."

Recém-inaugurada, a Temaki'n'Roll, em Perdizes, Zona Oeste, chegou com um cardápio cheio de itens incomuns, como o temaki sem arroz. Outra novidade é o de ceviche (peixe marinado à moda peruana), da Koni Store, com várias lojas espalhadas por São Paulo.

Todos muito gostosos, mas que merecem certa atenção, de acordo com Kátia Braz, nutricionista do Hospital Santa Catarina. "Temaki é leve e saudável. Tem no máximo 300 calorias", diz a médica. "Ele, no entanto, não deve substituir as refeições mais que duas vezes na semana, por que não tem fibras e outros nutrientes", finaliza.

Faça o seu temak i

1º passo

Coloque a folha de nori (alga) na palma da mão, no sentido do comprimento dos dedos.

2º passo

Espalhe cerca de 180gr de shari (arroz japonês) na metade do nori.

3º passo

Ponha, em média, 200gr do recheio picado (no caso, o salmão) em cima do shari.

4º passo

Com cuidado, enrole em forma de cone, deixando o recheio na parte de dentro.

5º passo

Para fechar o cone, você pode grudar alguns grãos do shari ou dar uma leve umedecida.

veja também