Como organizar um piquenique saudável

Como organizar um piquenique saudável

Atualizado: Quarta-feira, 10 Novembro de 2010 as 4:19

Piquenique é entretenimento, é diversão e uma ótima oportunidade de fazer um programa diferente com a família ou amigos!

Organizar um piquenique é fácil e prático. Junte um número pequeno de pessoas e cada um fica responsável de levar algum ítem.

Onde fazer o piquenique?

Piquenique que é piquenique deve ser feito ao ar livre, para usufruir do contato com a natureza. O local escolhido para fazer o piquenique pode ser um parque, campo, praia, floresta ou no gramado de sua própria casa. Mas para que os alimentos se mantenham mais íntegros e saudáveis, escolha um cenário sombreado.

Quanto mais simples for o que tiver de ser levado, melhor. Uma toalha grande é essencial e futtons também são bem vindos.

Fazer um piquenique saudável, balanceado, com preparações simples feitas em casa, fica bem mais gostoso! Se engana quem pensa que não dá para comer de maneira saudável nessas ocasiões.

Quais alimentos e utensílios levar ao piquenique?

Água, pelo menos duas garrafinhas de 500 ml para cada pessoa; além de sucos de frutas naturais em garrafas térmicas grandes ou de caixinha individuais acondicionados em sacolas térmicas. Alimentos que não necessitam de refrigeração como frutas secas, castanhas e biscoitos integrais, devem ser colocados em pequenos potes plásticos ou saquinhos zip. As barrinhas de cereais (de castanhas, frutas, granola, linhaça e quinua) são muito nutritivas e ricas em fibras, podem ficar em suas embalagens originais. Como organizar um piquenique saudável Sanduíches (no pão integral ou pão folha) já montados, porcionados e embalados em saquinhos zip individuais, papel alumínio, filme ou saquinhos próprios. Isso mantém a organização, evita sujeira e o uso de facas. Sugestões saudáveis de recheios: queijo branco, peito de peru, queijo cottage, rosbife, alface ou rúcula, tomate, cenoura ou beterraba ralada; carne louca; peito de frango desfiado; ricota com requeijão light, salsinha e cebolinha picada, etc. Iogurtes light, mini quiches e pãezinhos recheados de ricota e escarola são leves e fáceis de transportar, mas também é possível incrementar a refeição com saladas fresquinhas. Leve-as bem embaladas em potinhos individuais, nas porções que serão servidas. Tudo deve estar adequadamente refrigerado em caixas ou bolsas térmicas. Não se esqueça de providenciar as placas de gelo reutilizáveis, fundamentais para a conservação dos alimentos perecíveis. Cenoura, pepino, erva-doce e beterraba em palito também são ótimas opções. Práticos, resistentes e gostosos de comer; basta colocar sal! Mais uma opção saudável para deixar seu piquenique mais colorido e nutritivo. Não se esqueça dos copos e talheres. Dê preferência aos de plástico resistente, pois são mais fáceis de serem transportados, mais leves e não quebram. Ideais para quando houver crianças presentes! Como organizar um piquenique saudável Frutas secas ou inteiras bem lavadas e embrulhadas em papel filme. Se houver caixa térmica, pode levar saladinhas de frutas já porcionadas em potinhos plásticos individuais. Bolos caseiros simples e sem recheios, são bem menos gordurosos que os industrializados. Boas sugestões são: de maça com canela, de banana, de limão, de fubá, cenoura com calda de cacau, laranja ou abacaxi. Se pretender fazer o piquenique no parque; antes de sair de casa, telefone para a administração e certifique-se de que piqueniques são permitidos e se existem áreas delimitadas para esse fim. Se usar as lixeiras dos parques, respeite a separação de materiais recicláveis, mas por precaução, não se esqueça de levar sacos plásticos na cesta para recolher todo o lixo do seu piquenique e levá-lo para casa.

Quais alimentos não levar ao piquenique?

Alguns alimentos devem ser evitados e não fazer parte do piquenique pelo alto risco de provocarem intoxicações alimentares, como ovos, preparações com maionese, carnes cruas ou mal cozidas, frutos do mar, recheios de bolos com chantilly, etc.

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