Descubra os segredos para preparar um bom churrasco

Descubra os segredos para preparar um bom churrasco

Atualizado: Segunda-feira, 17 Novembro de 2008 as 12

Preparar uma boa carne exige cuidado e atenção, principalmente na hora da escolha do corte. Gil Guimarães, um dos proprietários do restaurante Parrilla Madrid dá dicas de como preparar um grelhado. Sua casa é especializada em carnes na parrilla (grelha) e ele mesmo cuida de cada detalhe para garantir qualidade na mesa do cliente.

O restauranter explica que os melhores cortes da casa são T. bone steak, bife de tira, bife ancho e fraldinha. "No Madrid, usamos carnes provenientes da raça angnus, gado jovem, porém com teor ideal de gordura" , conta Gil. Mas, existem outros cortes, também de qualidade que podem ser encontrados em casas de carne. E, para acompanhar, que tal um arroz parrilleiro, que vem com ovo, lingüiça e batata palha, este é um dos que faz mais sucesso no restaurante. Outro prato que combina com churrasco é a batata brava (com molho picante).

No Parrilla Madrid, o cliente pode escolher a carne que mais lhe agrada em uma vitrine e pedir para assar na hora. Todas são preparadas na parrilla, grelha feita de ferro fundido, a uma distância de 30 cm da brasa. Gil aconselha assar a carne usando carvão, para garantir o sabor.

Durante o preparo, é preciso ficar atento ao ponto da carne: ela só pode ser virada uma vez. O tempero é composto por sal marinho e óleo neutro, e só pode ser adicionado quando a carne estiver no prato, para servir. Gil Guimarães ressalta que este método garante que a carne fique macia e suculenta, no ponto ideal.

Para carnes suínas, o procedimento é diferente. No Parrilla Madrid, a costeleta de porco, ou Super Back Ribs, é defumada durante cinco horas, para depois ser servida.

veja também