Dia do Sushi: Comemore a data saboreando receitas

Dia do Sushi: Comemore a data saboreando receitas

Atualizado: Terça-feira, 1 Novembro de 2011 as 12:16

No dia 1º de novembro é comemorado o Dia do Sushi. Essa delícia da culinária japonesa tem quase 200 anos de existência e sempre foi um sucesso.

Divulgação/Kibô Sushi

Esse prato originou-se em uma antiga técnica de conservação de peixe no arroz com vinagre.

O sushi tradicional é feito com arroz temperado com molho de vinagre e é acrescentado a ele algum tipo de peixe ou frutos do mar, vegetal ou fruta. Normalmente ele vem acompanhado de acompanhado de wasabi (raiz-forte) e molho de soja.

O sushi como conhecemos hoje é uma forma primitiva de fast-food, pois era preparado rapidamente, e podia ser comido em bancas armadas na rua.

Por volta do ano 1800, esse tipo de sushi ficou conhecido como Edomae zushi, pois era produzido com peixes frescos pescados em Edomae (atual Baía de Tóquio).

Os principais ingredientes do sushi tradicional, peixe cru e arroz, possuem baixas taxas de gordura e altas taxas de proteína, carboidratos, vitaminas, minerais e ômega 3. Por isso o sushi é um prato pouco calórico e muito saudável.

Descubra como fazer sushi em casa e comemore a data em grande estilo!

Temaki Califórnia, o sushi de mão

Foto: Divulgação

Temaki é uma receita típica japonesa. Trata-se de um cone de arroz enrolado por folhas de algas marinhas, geralmente recheado com peixes crus. Um dos mais tradicionais é o temaki Califórnia. Ele tem esse nome por que os ingredientes fazem o quitute ficar mais colorido e festivo, assim como é lembrado o estado norte-americano.

Além disso, o prato é uma ótima opção para quem busca se alimentar bem e de forma saudável. Este temaki, elaborado pelo chef Roberval Dória Ramos, leva arroz temperado, molho de vinagre e frutas. Ele possui baixa taxa de gordura e é rico em proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais.

Ingredientes

55 g de gohan (arroz para sushi) 1/2 unidade de nori (folhas de algas) Uma colher de café de gergelim 12 g de manga 6 g de pepino 20 g de kani Cream cheese

Modo de preparo

Pegue uma folha de nori e divida ao meio. Apenas a metade será utilizada. Use a parte fosca da alga para receber o recheio. Segure a alga no sentido do comprimento da mão. Coloque o arroz no meio da alga distribuído de forma uniforme. Salpique o arroz com gergelim. O próximo passo é fazer o recheio do temaki. Primeiro, amasse o kani com as mãos, apenas para separar as tiras. Reserve. Corte o pepino em tirinhas bem finas e reserve. Corte duas fatias de manga e junte-as ao kani e ao pepino. Reserve. Coloque o pepino e a manga cortados em tiras, o kani-kama desfiado em cima do arroz e enrole em forma de um cone. Passe um pouco de cream cheese sobre o arroz. Sirva com molho de soja e wasabi.

Rendimento:   uma porção individual Grau de dificuldade:   médio Tempo de preparo:   20 minutos

Niguiri-Zushi (sushi moldados à mão)

Tempo de preparo:  40 min.

Ingredientes

80 ml vinagre de arroz 80 g açúcar 8 g ajinomoto 15 g kombu (01 folha) 20 g arroz Sugestões para recheio dos sushis: atum, robalo, camarão, polvo, kani-kama, unagui-enguia, ovas de salmão e peixe voador (a gosto).

Modo de preparo

Arroz: Lavar o arroz em pelo menos 03 águas. Colocar numa panela a quantidade equivalente de água e levar ao fogo até começar a ferver. Quando ferver, baixar o fogo e deixar cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais 15 minutos. Usa-se arroz temperado com este molho.

Molho: Colocar todos os ingredientes em uma panela, mexer e deixar ferver. Retire do fogo e reserve. Em uma travessa, misture o molho ao arroz e deixe esfriar. Enforme as bolinhas com as mãos e cubra-as com os ingredientes ao seu gosto. Monte os sushis em um prato priorizado a combinação de cores dos ingredientes, decore com salsa crespa. Para cobrir o arroz prepara-se o ingrediente a gosto, pode ser frutos do mar, tipo: lula, polvo, camarão, ou peixes: atum, robalo, salmão ou ainda legumes crus ou em conserva.

veja também