Dicas de queijos e fondues para aproveitar os últimos dias do inverno

Dicas de queijos e fondues para aproveitar os últimos dias do inverno

Atualizado: Quinta-feira, 15 Setembro de 2011 as 1:53

Saber escolher as melhores opções de queijos e acompanhamentos para cada ocasião é essencial. Se combinados adequadamente, tem-se uma ótima degustação, e o pão também é muito bem vindo, pois ajuda a limpar o paladar entre um sabor e outro. O ideal é que os queijos sejam servidos sobre tábuas de madeira ou porcelana e de preferência separados por tipo; quando o queijo obtiver casca, deve ser servido com ela.

Por exemplo, os queijos Brie e Camembert da Serrabella são ideais para aperitivos e podem ser servidos com geleia de frutas. Os que têm sabor mais intenso, como o Gorgonzola Serrabella – tradicional queijo italiano que possui uma textura firme e quebradiça - combinam com vinhos tintos marcantes como Cabernet Sauvignon ou brancos secos. Já o queijo Parmesão, que possui sabor de aroma picante, fica por conta da marca Faixa Azul.

É ideal para ser consumido com vinhos frutados como Cabernet Sauvignone Tannat, mas também combina com espumante Brut e vinho branco como Chenin Blanc. Para degustá-lo é preciso escavar o interior do queijo, cutelando nacos, que podem ser degustados ou utilizados nas receitas.

A Serrabella ainda traz a grande sensação do inverno, as fondues. Disponíveis nas versões queijo, queijo Light e queijo Gorgonzola, são ideais para quem preza o bom gosto e a praticidade. Elas vêm prontas para servir, basta aquecer e não precisa adicionar nenhum ingrediente. Para dar um toque especial, pode-se adicionar vinho branco ou Kirsh à medida que for engrossando. Para complementar o a refeição, a marca oferece também duas opções de fondues para sobremesa nas versões chocolate e chocolate com avelã. Além disso, a Vigor preparou uma receita prática e deliciosa com o queijo parmesão Faixa Azul.

Confira:

FILÉS FAIXA AZUL

Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

•½ fatia de Queijo Parmesão Faixa Azul (120g)

•1 colher (sopa) de farinha de rosca

•2 dentes de alho amassados

•Sal a gosto

•6 medalhões (bifes altos) de filé mignon

•1 colher (sopa) de óleo

•2 colheres (sopa) de Manteiga Vigor

•Ramos de tomilho para decorar (opcional)

Modo de preparo

Rale a Fatia de Queijo Parmesão Faixa Azul na parte grossa do ralador e misture bem com a farinha de rosca. Reserve. Passe o alho e o sal nos medalhões. Numa frigideira com o óleo e Manteiga Vigor, frite rapidamente os filés, coloque-os num refratário, cubra com a mistura de farinha de rosca e Queijo Parmesão Faixa Azul. Leve ao forno médio até derreter bem o queijo. Sirva imediatamente, decorado com o tomilho.

veja também