Etiqueta não é frescura; na mesa

Etiqueta não é frescura; na mesa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

Etiqueta parece ser uma palavra que é usada apenas quando temos algum jantar formal ou uma cerimonia que exija um certo rigor. Só aparência, pois certos costumes podem ser adotados no dia a dia.

Sem confundir as regras com frescura, mas cuidando para não relaxar o modo de comportar-se na mesa, saiba como utilizar a etiqueta de forma natural de modo que se torne um hábito.

As dicas são da professora de etiqueta, cerimonial e protocolo Maritta Araújo. Segundo a especialista, quando praticada em casa, torna-se muito mais fácil de ser levada para outros lugares. "Parece óbvio, mas esquecemos que em casa podemos adotar certos costumes que lá fora serão muito importantes para transmitir uma boa imagem, mais do que isso, evitar constrangimentos".

Um exemplo disso é, ao finalizar a refeição, dispor os talheres juntos sobre o prato com a ponta da faca virada para fora. Isso significa que a pessoa terminou a refeição, portanto, está satisfeita.

Outras dicas da professora: não apoiar os cotovelos sobre a mesa nem sobre os joelhos enquanto come. O ideal é apoiar naturalmente o meio do antebraço na borda da mesa, entre o pulso e o cotovelo, em qualquer altura. Não falar enquanto mastiga.

Não emitir ruídos ao tomar alimentos líquidos (principalmente sopas), nem soprar para esfriar. Nunca levar a faca à boca. Não gesticular com talheres, eles não são armas (isso é considerado falta de educação gravíssima). Não falar alto nem dar gargalhadas. "Seja objeto de atenção pela educação e não pelo barulho", finaliza.

Foto: reprodução/ Site: http://www.portalsaofrancisco.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições