Experimente Costelinha de Porco e Caponata

Experimente Costelinha de Porco e Caponata

Atualizado: Segunda-feira, 24 Janeiro de 2011 as 11:45

Hoje, o eBand traz uma receita saborosa e bastante especial.

Este prato foi elaborado pela chef Heloisa Bacellar e faz parte de uma campanha que incentiva a utilização do azeite na hora de cozinhar.

Costelinha de porco confitada no azeite e caponata

Ingredientes:

Para as costelinhas

12 costelinhas de porco com 2 ossinhos cada 2 cabeça de alho inteira e com casca 750 ml de vinho branco seco 12 raminhos de tomilho 6 folhas de sálvia as folhinhas de 2 ramos de alecrim 2 folhas de louro azeite de oliva virgem espanhol sal e pimenta-do-reino Para a caponata

2 colheres (sopa) de pinoli 1 cebola em cubinhos de 1 cm 2 talos de salsão em cubinhos de 1 cm 1 pimentão vermelho em cubinhos de 1 cm 4 tomates bem vermelhos, sem pele e sem sementes em cubinhos de 1 cm 1 abobrinha tipo italiana pequena e bem verde em cubinhos de 1 cm 2 berinjelas médias em cubinhos de 1 cm 2 dentes de alho picadinhos 1 folha de louro 1 colher (chá) de orégano 1/4 de xícara de vinagre de vinho tinto 1 colher (sopa) de açúcar 2 colheres (sopa) de alcaparra 2 colheres (sopa) de uva passa escura 1/2 xícara de azeitona verde em lascas 1 xícara de folhas de salsinha 1/2 xícara de folhas de manjericão azeite de oliva espanhol sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:

Para as costelinhas

Com pelo 2, e até com 12 horas de antecedência, coloque as costelinhas numa assadeira média com sal, pimenta, as cabeças de alho (corte uma tampa em cada uma delas), o vinho branco, as ervas e azeite o quanto baste para deixar tudo bem úmido. Ao final do tempo, aqueça o forno a 180ºC (médio), escorra e reserve o vinho, regue as costelinhas com azeite o bastante para cobrir, cubra com papel alumínio e leve ao forno por mais ou menos 3 horas e 30 minutos, até que as costelinhas estejam muito macias e perfumadas. Descarte o papel alumínio, regue com o vinho reservado e volte ao forno por mais uns 30 minutos para dourar.

Para a caponata Doure ligeiramente os pinoli numa frigideira grande e seca e reserve. Na mesma frigideira, esquente uma camada de 1 cm de azeite, junte metade da berinjela e deixe no fogo até amaciar e dourar (parece bastante azeite, mas a berinjela solta o excedente depois de pronta). Retire os cubinhos com uma escumadeira, escorra sobre papel, passe para uma tigela e faça o mesmo com a outra metade. Deixe só umas 2 colheres de azeite na frigideira (guarde o restante para usar nas etapas seguintes), doure a abobrinha e reserve com a berinjela.

Aqueça mais um pouco de azeite, junte a cebola, o salsão, o pimentão e o alho, espere começar a dourar e adicione o tomate, o louro e o orégano. Quando o líquido secar, volte com a berinjela e a abobrinha para a frigideira e adicione também o vinagre, o açúcar, a alcaparra e a uva passa. Misture bem, espere evaporar e, por fim acrescente a azeitona, a salsinha, o manjericão e os pinoli e acerte o sal e a pimenta. Passe para uma tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou por até 3 dias, para descansar.

Sirva as costelinhas com os dentes de alho e a caponta fria ou aquecida.

veja também