Frango ou Lombo Agridoce

Frango ou Lombo Agridoce

Atualizado: Quarta-feira, 10 Março de 2010 as 12

Ingredientes:

Massa para empanar (receita abaixo) 1 pitada de sal 1 pitada de glutamato 1 ‘fio’ de óleo de gergelim ½ ovo batido 26 pedaços de lombo ou frango (+/- 360 g) pimentão verde (60 g) pimentão vermelho (15 g) cebola (75 g) 1 fatia de abacaxi (2 cm) cortada em triângulos, rendendo aproximadamente 8 pedaços ¾ de concha de molho agridoce 1 concha de óleo limpo Preparo

Temperar a carne com o sal, o glutamato e o óleo de gergelim. Passar no ovo até que fique sequinho. Fritar a carne, em um wok, com óleo quente por aproximadamente 5 minutos, virando a carne para que frite por igual. Retirar do fogo e deixar escorrer o excesso do óleo; reservar. Empanar com massa própria para empanados, envolvendo a carne na massa e retirando com o auxílio de um garfo (próprio para empanar). Aquecer um novo wok e colocar óleo limpo. Acrescentar a carne empanada e fritar até ficar dourada. Em seguida, colocar o pimentão verde e o vermelho, a cebola e os pedaços de abacaxi. Mais uma vez, fritar brevemente e deixar escorrer; reservar. Colocar novamente o wok no fogo, acrescentar o molho agridoce e, em seguida, adicionar a carne reservada com as verduras. Cuidados:

Evite a formação de pontas na massa quando fritar. Fique atento ao tempo de fritura da carne para que não fique crua. Empane e frite as carnes somente no momento do consumo. Molho Agridoce

Ingredientes:

1 litro de água ½ concha de extrato de tomate ½ frasco de vinagre (750 ml) 350 g de açúcar ½ concha de maisena (50 g) 1 concha de água fria (100 ml) Preparo:

Colocar a água, o extrato de tomate, o açúcar e o vinagre em uma panela, misturar bem com o auxílio de uma concha. Levar ao fogo alto, mexendo sempre para diluir o extrato de tomate; após levantar a fervura, baixar o fogo. Diluir a maisena na água fria, em uma vasilha plástica com o auxílio de uma colher e, aos poucos, acrescentar ao molho fervendo. Mexer sem parar, evitando que o molho empelote. Desligar o fogo e bater vigorosamente, com o auxílio do batedor, para que o molho não empelote. Reservar o molho e deixar esfriar em temperatura ambiente, cobrindo-o com papel filme (fazer furos pequenos para a saída do vapor d’água). Depois de frio, acondicionar o molho em um recipiente fechado e armazenar em geladeira, colocando etiqueta de validade no recipiente. Cuidados:

Dissolva bem o extrato de tomate para evitar a formação de pelotas. Misture bem a maisena pré-diluída para a completa homogeneização do molho. Utilize concha limpa e seca, ao pegar o molho para a preparação dos pratos, evitando possível contaminação do molho e alteração do sabor. Massa para Empanar

Ingredientes:

1 quilo de farinha de trigo 5 ½ copos de água (aproximadamente 1litro e 620 ml) 60 g de ovo em pó 120 g de fermento em pó 60 ml de óleo Preparo:

Preparar a massa utilizando um batedor manual. Colocar a água (bem gelada), em uma tigela plástica, e acrescentar o ovo em pó. Acrescentar a farinha de trigo e mexer; bater até que a massa fique com consistência líquida / pastosa; em seguida, colocar o fermento batendo até que se dissolva por completo e, por fim, acrescentar o óleo. Retirar a massa da tigela, utilizando uma espátula de borracha (conhecida como "pão-duro"), e colocar em um pote plástico (limpo e seco) com tampa. Deixar a massa descansar dentro do freezer por 10 a 15 minutos antes da utilização. Usar a massa sempre bem gelada. Temperatura ideal 5° C. Observações:

Preparar nova receita de massa diariamente, não devendo aproveitar restos de massa para o dia seguinte. Durante o período de preparo dos pratos, a massa deve ser sempre mantida em geladeira. Deve ser retirada apenas quando for utilizada. Empanamento:

Envolver os pedaços de frango, lombo ou frutas na massa de empanar, um a um, com o auxílio de hashi (palito). Se a temperatura do óleo estiver correta, o empanado deve descer e subir rapidamente. Escorrer o excesso da massa. Fritar até que fiquem dourados. Colocar em um papel-toalha para escorrer excesso de óleo. Postado por: Felipe Pinheiro

veja também